Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/2869
Título: Análise das deficiências de uma mercearia através das ferramentas de qualidade
Título(s) alternativo(s): Analysis of the deficiencies of a grocery store through quality tools
Autor(es): FERREIRA, Klinger Soares
Palavras-chave: Qualidade
Diagrama de Ishikawa
Gráfico de Pareto
Matriz de GUT
Quality
Diagram of Ishikawa
Pareto chart
GUT Matrix
Data do documento: 10-Dez-2018
Editor: Universidade Federal do Maranhão
Resumo: Os pequenos estabelecimentos comerciais enfrentam grande resistência a mudanças em prol de melhorias, em troca da satisfação do cliente. No entanto, para manter a competitividade e a fidelização da sua clientela, é necessário identificar fatores que possam estar negativando a imagem do estabelecimento. Neste contexto, este trabalho apresenta o estudo de uma mercearia em São Luís-MA, visando investigar suas inconformidades, através da percepção dos consumidores deste local. Para isso, foi realizada uma pesquisa de opinião, cujos resultados serviram de base para a análise dos problemas encontrados, através das ferramentas de qualidade como diagrama de Ishikawa e gráfico de Pareto. Além destas foi realizada a análise através da matriz GUT, com a qual foi possível obter melhores diretrizes para tomada de decisão. Desta forma, foi possível revelar que as deficiências na administração de materiais deste estabelecimento, sua gestão financeira, bem como sua gestão de pessoas e seu ambiente, foram fatores que contribuíram para uma maior insatisfação dos seus consumidores, assim como uma forma melhor de lidar com os estes.
Descrição: ABSTRACT Small business establishments face great resistance to change for improvement in return for customer satisfaction. However, in order to maintain the competitiveness and loyalty of its clientele, it is necessary to identify factors that may be negatively affecting its image. In this context, this work presents the study of a grocery store in São Luís-MA, aiming to investigate its nonconformities, through the perception of its customers. For this, an opinion survey was conducted, whose results served as the basis for the found problems analysis, making use of quality tools such as Ishikawa Diagram, Pareto Chart. In addition, the analysis was performed through the GUT (Gravity, Urgency, and Tendency) Matrix method, with which it was possible to obtain better guidelines for decision making. In this way, it was possible to reveal that the deficiencies of the store’s material, financial, personnel, and environment management, were factors that contributed to a greater dissatisfaction of its customers, as well as a better way to deal with them.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/2869
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Administração do Campus do Bacanga

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