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dc.contributor.authorFERREIRA, Klinger Soares-
dc.date.accessioned2019-02-04T17:16:08Z-
dc.date.available2019-02-04T17:16:08Z-
dc.date.issued2018-12-10-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/2869-
dc.descriptionABSTRACT Small business establishments face great resistance to change for improvement in return for customer satisfaction. However, in order to maintain the competitiveness and loyalty of its clientele, it is necessary to identify factors that may be negatively affecting its image. In this context, this work presents the study of a grocery store in São Luís-MA, aiming to investigate its nonconformities, through the perception of its customers. For this, an opinion survey was conducted, whose results served as the basis for the found problems analysis, making use of quality tools such as Ishikawa Diagram, Pareto Chart. In addition, the analysis was performed through the GUT (Gravity, Urgency, and Tendency) Matrix method, with which it was possible to obtain better guidelines for decision making. In this way, it was possible to reveal that the deficiencies of the store’s material, financial, personnel, and environment management, were factors that contributed to a greater dissatisfaction of its customers, as well as a better way to deal with them.pt_BR
dc.description.abstractOs pequenos estabelecimentos comerciais enfrentam grande resistência a mudanças em prol de melhorias, em troca da satisfação do cliente. No entanto, para manter a competitividade e a fidelização da sua clientela, é necessário identificar fatores que possam estar negativando a imagem do estabelecimento. Neste contexto, este trabalho apresenta o estudo de uma mercearia em São Luís-MA, visando investigar suas inconformidades, através da percepção dos consumidores deste local. Para isso, foi realizada uma pesquisa de opinião, cujos resultados serviram de base para a análise dos problemas encontrados, através das ferramentas de qualidade como diagrama de Ishikawa e gráfico de Pareto. Além destas foi realizada a análise através da matriz GUT, com a qual foi possível obter melhores diretrizes para tomada de decisão. Desta forma, foi possível revelar que as deficiências na administração de materiais deste estabelecimento, sua gestão financeira, bem como sua gestão de pessoas e seu ambiente, foram fatores que contribuíram para uma maior insatisfação dos seus consumidores, assim como uma forma melhor de lidar com os estes.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopt_BR
dc.subjectQualidadept_BR
dc.subjectDiagrama de Ishikawapt_BR
dc.subjectGráfico de Paretopt_BR
dc.subjectMatriz de GUTpt_BR
dc.subjectQualitypt_BR
dc.subjectDiagram of Ishikawapt_BR
dc.subjectPareto chartpt_BR
dc.subjectGUT Matrixpt_BR
dc.titleAnálise das deficiências de uma mercearia através das ferramentas de qualidadept_BR
dc.title.alternativeAnalysis of the deficiencies of a grocery store through quality toolspt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Administração do Campus do Bacanga

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