Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/2874
Título: | O professor e o desafio do ensino: a inserção de novas estratégias e ferramentas didáticas |
Título(s) alternativo(s): | The teacher and the challenge of teaching: the insertion of new strategies and teaching tools |
Autor(es): | RODRIGUES, Walacy Moreira |
Palavras-chave: | Metodologia de ensino Estratégias didáticas Administração Teaching methodology Didactic strategies Management |
Data do documento: | 19-Dez-2018 |
Editor: | Universidade Federal do Maranhão |
Resumo: | As atuais bases metodológicas em que se firmam os modelos de ensino nas universidades tem suscitado diversas indagações quanto à sua real eficácia e impacto na construção do aprendizado. Tal realidade tem permeado também os cursos de administração, onde os educadores têm enfrentado um verdadeiro desafio para introduzir em suas metodologias de ensino, abordagens e instrumentos que consigam envolver o aluno no processo de construção do saber. Tendo em vista o cenário apresentado e a importância de se desenvolver o pensamento crítico acerca do tema, o presente estudo buscou investigar qual o impacto das estratégias e instrumentos didáticos utilizados pelos professores no processo de ensino-aprendizagem no curso de administração da UFMA. Para tanto, buscou-se reconhecer as estratégias e mecanismos didáticos utilizados, bem como suas limitações e os fatores que propiciam a não-utilização de abordagens didáticas diferentes. Para o efetivo alcance dos objetivos traçados foi adotada abordagem metodológica que se caracteriza como descritiva quanto ao seu propósito e qualitativa e quantitativa quanto à sua abordagem. Os sujeitos da pesquisa foram os alunos ativos e professores que ministravam pelo menos uma disciplina no curso de Administração da UFMA, com os quais foi aplicado questionário estruturado em perguntas abertas e fechadas. A partir da análise dos dados levantados concluiu-se que as bases do ensino em administração na UFMA encontram-se centralizadas essencialmente em modelos tradicionalmente utilizados no ensino como aulas expositivas, resolução de exercícios, debates e seminários. Inferiu-se ainda que as limitações de ordem institucional, como má qualidade de serviços de internet e reduzido número de laboratórios de informática exercem forte incentivo à limitação metodológica dos docentes. Assim, identificou-se que a principal solicitação do alunado diz respeito à maior inserção de métodos que abordem conceitos práticos como jogos de empresa e visitas técnicas, embora em contradição tenha se indicado como mais eficazes para o seu aprendizado abordagens tradicionais. |
Descrição: | ABSTRACT The current methodological bases on which teaching models are established in universities has raised several questions about their real effectiveness and impact in the learning construction. Such reality has also permeated Management courses, where educators have faced a real challenge to introduce in their teaching methodologies, approaches and instruments that can involve the student in the knowledge construction process. Considering the scenario presented and the importance of developing critical thinking about the featured topic, this present study searched out to investigate the impact of strategies and didactic tools used by professors in the teaching-learning process in the Management course of UFMA. To do so, we sought to recognize the strategies and didactic mechanisms used, as well as their limitations and the factors that allow non-use of different didactic approaches. For the effective achievement of the outlined goals, a methodological approach was adopted which is characterized as descriptive as to its purpose and qualitative and quantitative as to its approach. The research subjects were the students and professors of the Management course at UFMA, with which a structured questionnaire was applied in open and closed questions. Based on this collected data analysis, it was verified that the bases of the Administration teaching in the UFMA are essentially centralized in traditional models used in teaching like expositive classes, exercises resolution, debates and seminars. It was also checked that institutional limitations, such as low Internet quality services and the lack of enough computer labs, exert a strong incentive to the professor’s methodological limitations. Thus, it was identified that the main request of the pupils refers to the greater methods insertion that approach practical concepts such as business games and technical visits, although in contradiction it has been indicated as more effective for their learning traditional approaches. |
URI: | http://hdl.handle.net/123456789/2874 |
Aparece nas coleções: | TCCs de Graduação em Administração do Campus do Bacanga |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
WalacyMoreiraRodrigues.pdf | Trabalho de Conclusão de Curso | 646,67 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.