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Título: A influência do instagram como uma ferramenta de vendas on-line: análise da percepção do consumidor ludovicense
Título(s) alternativo(s): The influence of instagram as a sales tool on-line: analysis of the perception of the consumer ludovicense
Autor(es): CORRÊA, Ana Cristina Freitas
Palavras-chave: E-commerce
Marketing digital
Redes sociais
Instagram
E-commerce
Digital marketing
Social networks
Instagram
Data do documento: 12-Dez-2018
Editor: Universidade Federal do Maranhão
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo principal, analisar a influência do Instagram como uma plataforma de venda de produtos on-line, identificando o perfil dos consumidores e verificando suas percepções em relação às ferramentas desta rede social assim como a influência dessas ferramentas na decisão de compra/venda de produtos. O estudo foi iniciado através de conceitos de e-commerce, ao marketing digital e as mídias sociais, focando na rede social, Instagram. Utilizando um questionário aplicado a uma amostra composta por 202 pessoas na cidade de São Luís, Maranhão, quantitativamente, foi possível evidenciar o uso das mídias sociais como plataforma de venda e chegar aos objetivos estabelecidos pela pesquisa, por meio da realização de análise paralela com os conceitos abordados no referencial teórico. Com os questionários constatou-se que a maioria dos usuários é do sexo feminino, o produto mais comprado é maquiagem. Os usuários já realizaram mais de uma compra por esta rede social, motivados principalmente pelo preço e a praticidade que ela oferta, assim também pela forte influência de amigos e mesmo por indicação de blogueiros (as) ou influenciadores. O feed do Instagram é a ferramenta que mais desperta interesse nos usuários, com as fotos sendo vistas como mais atrativas. A organização dos destaques é outro fator que influência na decisão de compra e que a ferramenta Instagram Shopping, torna a compra mais prática. Por meio da pesquisa, conclui-se que o Instagram influencia na decisão de compra principalmente por proporcionar maior custo-benefício, essa decisão também é afetada pela percepção do consumidor diante do uso das ferramentas dessa mídia social.
Descrição: ABSTRACT This main goal of this research is to analyze the influence of Instagram as a platform for products sale on-line, identifying the consumer’s profiles and verifying its perceptions in relation to the features of this social media, as well as the influence of these features on the decision-making for shopping/selling. This study was ignited by concepts of e-commerce, digital marketing and social media, focusing on the social network Instagram. Using a questionnaire applied to a sample of 202 people in the city of São Luís, Maranhão, quantitatively, it was possible to evince the use of social media as a platform of sales and achieve the goals of this research by performing a parallel analysis with the concepts discussed on theory. With the questionnaire results we verified that the majority of users are female sex, the most frequently bought product is make-up. The users have already done more than one purchase by the social network, motivated mostly by the price and practicality that it offers, and also due to the strong influence of friends and even by the indication bloggers and influencers. Instagram’s feed is the feature that mainly rises interest from the users, with photos being seen as more attractive. The layout of the highlights is another factor that influences in the buying decision and the feature Instagram Shopping makes the purchase easier. Through this research, we concluded that Instagram really influences in the shopping decision primarily by proposing a stronger cost-benefit relation. This decision also is affected by consumer’s perception when using the features of this social network.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/2879
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Administração do Campus do Bacanga

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