Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/2904
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dc.contributor.authorDOMINGUES, Darlene Natália dos Reis-
dc.date.accessioned2019-03-22T13:33:22Z-
dc.date.available2019-03-22T13:33:22Z-
dc.date.issued2018-11-30-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/2904-
dc.descriptionABSTRACT The great challenge of the school is to invest in overcoming discrimination based on the discussions about the richness represented by the ethnocultural diversity that makes up Brazilian socio-cultural heritage. Coupled with this diversity, multiculturalism is a way of working the school curriculum in order to expand the knowledge, fighting the intolerance existing among the students themselves with hostile and aggressive behavior when faced with an opinion contrary to their own. This negative action often tends to leave emotional, physical sequelae among others for the victim. The objective of this study was to analyze students' perceptions about school bullying and its psychosocial reflexes in two groups of 9th grade of the Public Teaching Network, located in Chapadinha-MA, and to discuss how this subject has been addressed in school. In the first moment a debate in the classroom was realized to understand the reality of the students, related to the types of bullying that they witness in their daily life, besides identifying the measures taken by the school in relation to the theme. Also present were lectures, debates, drafting texts, drawings, enabling students to reflect on reality and rebuild it. The data obtained were submitted to a qualitative and quantitative analysis using the Microsoft Excel 2017 program, and with the descriptive textual productions in the folders, a pre-analysis was carried out with floating reading, material exploration, treatment of results and finally, with inferences and interpretation. Then, the drawings elaborated by the students in the preparation of the folders were analyzed. After treatment, the results will be submitted for analysis using IRAMUTEQ software. Through the drawings, texts produced and answers of the questionnaires it was observed that bullying is present in school everyday, be it in a subtle or aggressive way. During the research, it was observed from the view of students in relation to the theme that social behavior in the school environment is relatively associated with the presence of bullying in their daily lives. It has developed a perception that bullying is not an innocent joke, but a type of violence that must be tackled.pt_BR
dc.description.abstractO grande desafio da escola é investir na superação da discriminação a partir das discussões sobre a riqueza representada pela diversidade etnocultural que compõe o patrimônio sociocultural brasileiro. Atrelado a essa diversidade, o multiculturalismo é uma forma de trabalhar o currículo escolar de forma a ampliar o saber, combatendo a intolerância existente entre os próprios alunos com comportamento hostil e agressivo quando estão diante de uma opinião contrária a sua. Essa ação negativa realizada com frequência tende a deixar sequelas emocionais, físicas, dentre outras, para a vítima. O objetivo deste trabalho foi analisar a percepção dos alunos sobre o bullying escolar e os seus reflexos psicossociais em duas turmas de 9° ano do Ensino Fundamental da Rede Pública de Ensino, situada em Chapadinha- MA e discutir de que forma esse assunto vem sendo abordado na escola. No primeiro momento realizou-se um debate em sala de aula para compreender a realidade dos alunos, relacionado aos tipos de bullying que os mesmos presenciam em seu cotidiano, além de identificar as medidas tomadas pela escola em relação ao tema. Também foram apresentadas palestras, debates, elaboração de textos, desenhos, possibilitando aos alunos refletirem sobre a realidade e reconstruí-la. Os dados obtidos foram submetidos à análise qualitativa e quantitativa utilizando-se o programa Microsoft Excel 2017, e com as produções textuais descritivas nos folders, realizou-se uma pré-análise com a leitura flutuante, exploração do material, tratamento dos resultados e finalmente, com inferências e interpretação. Em seguida, analisou-se os desenhos elaborados pelos alunos na confecção dos folders. Depois do tratamento, os resultados serão submetidos a uma análise utilizando software IRAMUTEQ. Através dos desenhos, textos produzidos e respostas dos questionários observou- se que o bullying está presente no cotidiano escolar, seja de forma sutil ou bem agressiva. Durante a pesquisa constatou-se, pela visão dos alunos em relação ao tema, que o comportamento social no ambiente escolar está relativamente associado com a presença do bullying no cotidiano dos mesmos. Desenvolveu-se uma percepção em que o bullying não é uma brincadeira inocente, mas um tipo de violência que deve ser combatido.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopt_BR
dc.subjectAdolescentept_BR
dc.subjectIntolerânciapt_BR
dc.subjectPreconceitopt_BR
dc.subjectRespeitopt_BR
dc.subjectTeenagerpt_BR
dc.subjectIntolerancept_BR
dc.subjectPreconceptionpt_BR
dc.subjectRespectpt_BR
dc.titleBullying escolar e seus reflexos psicossociais a partir da percepção de estudantes de uma escola pública municipalpt_BR
dc.title.alternativeSchool bullying and its psychosocial reflections from Perception of students of a municipal public schoolpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCC de Graduação em Ciências Biológicas do Campus de Chapadinha

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