Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/2905
Título: | O uso do modelo didático para o ensino de citologia |
Título(s) alternativo(s): | The use of the didactic model and its contributions to te the teaching of cytology |
Autor(es): | SOUSA, Ana Paula Simões de |
Palavras-chave: | Ensino de citologia Ensino e aprendizagem Modelos didáticos Cytology teaching Teaching and learning Didactic models |
Data do documento: | 18-Dez-2018 |
Editor: | Universidade Federal do Maranhão |
Resumo: | Os professores de Ciências têm enfrentando grandes dificuldades em trabalhar os conteúdos de Citologia por se tratar de um conteúdo com conceitos de difíceis compreensão que possuem dimensões microscópicas, estruturas que não são visíveis e que necessita de equipamentos para facilitar o estudo. O uso de modelos didáticos são ferramentas que o professor pode utilizar para exibir uma estrutura ou processo biológico, favorecendo o entendimento tornando o aprendizado mais concreto e com uma melhor compreensão dos conteúdos. O presente trabalho teve como finalidade verificar se o desenvolvimento de aulas utilizando modelos didáticos contribuem para a aprendizagem dos conteúdos de Citologia proporcionando aos alunos do 8° ano do Ensino Fundamental aulas e metodologias alternativas e significativa para a aprendizagem. Utilizou-se como instrumento de coleta de dados um questionário diagnóstico contendo dez questões objetivas que foi aplicado antes e após as atividades realizadas as análises das produções textuais foram realizadas pelo software Iramuteq. Os resultados foram satisfatórios em relação à aprendizagem, demonstrando o interesse e interação dos alunos com o conteúdo onde foi refletida a melhoria do rendimento com o questionário final. Considera então relevante o uso de modelos didáticos que são recursos que viabilizam o aprendizado de forma diferenciada e eficiente, ajudando a compreender melhor os conteúdos, tornando o ensino mais dinâmico, atrativo e de grande valor para o processo de ensino-aprendizagem. |
Descrição: | Abstract Science teachers are facing great difficulties in working on the contents of Cytology because it is a content with concepts of difficult comprehension that have microscopic dimensions, structures that are not visible and that needs equipment to facilitate the study. The use of didactic models are tools that the teacher can use to display a biological structure or process, favoring the understanding making the learning more concrete and with a better understanding of the contents. The present work had as purpose to verify if the development of classes using didactic models contribute to the learning of the contents of Cytology providing to the students of the 8th year of Elementary School classes and methodologies alternative and meaningful for the learning. A diagnostic questionnaire containing ten objective questions was used as a data collection tool that was applied before and after the activities carried out. The analyzes of the textual productions were performed by Iramuteq software. The results were satisfactory in relation to the learning, demonstrating the interest and interaction of the students with the content where the improvement of the income with the final questionnaire was reflected. It then considers relevant the use of didactic models that are resources that enable learning in a differentiated and efficient way, helping to better understand the contents, making teaching more dynamic, attractive and of great value for the teaching-learning process. |
URI: | http://hdl.handle.net/123456789/2905 |
Aparece nas coleções: | TCC de Graduação em Ciências Biológicas do Campus de Chapadinha |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
AnaPaulaSimões.pdf | Trabalho de Conclusão de Curso | 621,29 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.