Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/2908
Título: O uso do lúdico no desenvolvimento de pessoas com necessidades educativas especiais da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais-APAE de Chapadinha
Título(s) alternativo(s): The use of ludic in the development of people with special educational needs of the Association of Parents and Friends of the APAE of Chapadinha
Autor(es): SOUSA, Halluma Dayane da Silva de
Palavras-chave: Atividades lúdicas
Interações
Alimentação saudável
Play activities
Interactions
Healthy eating
Data do documento: 21-Dez-2018
Editor: Universidade Federal do Maranhão
Resumo: Objetivou-se nesse trabalho avaliar as contribuições das atividades lúdicas no desenvolvimento do aluno portador de deficiência, bem como a interação professor-aluno na sala de aula. A pesquisa foi desenvolvida com os alunos do turno matutino da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Chapadinha-MA, o estudo aconteceu entre os meses de setembro e novembro de 2018. Boa parte dos alunos estuda no ensino regular e em alguns só frequentam a APAE. Para realização deste trabalho foi utilizada uma abordagem qualitativa que é um método bastante utilizado que tem por intuito observar um comportamento social. A análise realizada foi a Fala em interações de sala de aula, que é muito diferente da interação da conversa cotidiana. As aulas gravadas foram transcritas e em seguida as falas foram analisadas e colocadas nas sequências previsíveis do I-R-A. Foram selecionados alguns quadros com a representação das falas e interações que ocorreram durantes as aulas e interação do professor-aluno no decorrer da realização dessas atividades. Foram abordados temas e atividades sobre alimentação saudável. As atividades lúdicas contribuíram para a formação de conhecimentos dos alunos eles respondiam as perguntas, trabalhando de forma conjunta e interagindo entre si durante a aula. O lúdico proporcionou um ambiente favorável não apenas pelas frutas e jogos expostos, mas também pela forma como foi trabalhado, de forma dinâmica, a interação que o professor estabeleceu no momento da aula, a troca mutua de conhecimento, despertou o interesse dos alunos
Descrição: ABSTRACT The objective of this study was to evaluate the contributions of play activities in the development of students with disabilities, as well as the teacher-student interaction in the classroom. The research was developed with the morning shift students of the Association of Parents and Friends of the Exceptional (APAE) of Chapadinha-MA, the study took place between September and November 2018. The students of the institution are the majority belonging to low-income families, live in the outskirts of the city and a good part study in regular education and some only attend the APAE. For the accomplishment of this work a qualitative approach was used that is a very used method that aims to observe a social behavior. The analysis performed was on Speech in classroom interactions, which is very different from the interaction of everyday conversation. The recorded classes were transcribed and then the speeches were analyzed and placed in the predictable I-R-A sequences. Some tables were selected with the representation of the speeches and interactions that occurred during the classes and interaction of the teacher-student during the accomplishment of these activities. Topics and activities on healthy eating were discussed. The ludic activities contributed to the formation of the students' knowledge, they answered the questions, working together and interacting with each other during the lesson. The playfulness provided a favorable environment not only for the fruits and games exhibited, but also for the way in which the interaction that the teacher established at the time of the lesson was dynamically worked, the mutual exchange of knowledge that was used, aroused the interest of your students.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/2908
Aparece nas coleções:TCC de Graduação em Ciências Biológicas do Campus de Chapadinha

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
HallumaSousa.pdfTrabalho de Conclusão de Curso285,27 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.