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http://hdl.handle.net/123456789/2935
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | MORAIS, Erlijane da Conceição Carvalho | - |
dc.date.accessioned | 2019-04-17T18:57:52Z | - |
dc.date.available | 2019-04-17T18:57:52Z | - |
dc.date.issued | 2018-12-18 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/123456789/2935 | - |
dc.description | ABSTRACT The experimental practice is a pedagogical tool used to make the classes differentiated and dynamic, and when well elaborated they contribute to a deeper understanding of knowledge in sciences, stimulating the search for scientific research. The main objective of this work was to analyze how the textbooks approach the experimental practices in Parasitology and to investigate the way in which the practices are approached in the classrooms of the public and private schools of the city of Bacabal-MA. The research consisted in applying a questionnaire and analyzing the experimental methodology of the school textbooks. The teachers interviewed are between 34 and 50 years old, with variations between 2 and 20 years of experience in teaching. The results of the research demonstrated that teachers use practical classes to facilitate the understanding of the theory, and thus facilitate learning regarding the parasitology theme when approaching scientific knowledge during the teaching learning process. | pt_BR |
dc.description.abstract | A prática experimental é uma ferramenta pedagógica utilizada para tornar as aulas diferenciadas e dinâmicas, e quando bem elaboradas contribuem para o entendimento mais aprofundado do conhecimento em ciências, estimulando a busca para a pesquisa científica. O objetivo principal desse trabalho foi analisar como os livros didáticos abordam as práticas experimentais em Parasitologia e investigar o modo como as práticas são abordas nas salas de aula das escolas públicas e privadas da cidade de Bacabal-MA. A pesquisa consistiu em aplicação de questionário e análise da metodologia experimental dos livros didáticos das escolas. Os docentes entrevistados têm idade entre 34 e 50 anos, com variações entre 2 e 20 anos de experiência no magistério. Os resultados da pesquisa demonstraram que os professores utilizam aulas práticas para facilitar a compreensão da teoria, e assim facilitar a aprendizagem em relação ao tema parasitologia ao abordar o conhecimento científico durante o processo de ensino aprendizagem. | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Maranhão | pt_BR |
dc.subject | Prática experimental | pt_BR |
dc.subject | Sala de aula | pt_BR |
dc.subject | Escolas públicas e privadas | pt_BR |
dc.subject | Bacabal-Ma | pt_BR |
dc.subject | Experimental practice | pt_BR |
dc.subject | Classroom | pt_BR |
dc.subject | Public and private schools | pt_BR |
dc.subject | Bacabal-Ma | pt_BR |
dc.title | Avaliação das práticas experimentais aplicadas nas escolas de ensino fundamental II da cidade de Bacabal-MA na área de parasitologia | pt_BR |
dc.title.alternative | Evaluation of the experimental practices applied in elementary schools II of the city of Bacabal-MA in the area of parasitology | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC de Graduação em Ciências Naturais/Biologia do Campus de Bacabal |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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