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dc.contributor.authorMORAIS, Erlijane da Conceição Carvalho-
dc.date.accessioned2019-04-17T18:57:52Z-
dc.date.available2019-04-17T18:57:52Z-
dc.date.issued2018-12-18-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/2935-
dc.descriptionABSTRACT The experimental practice is a pedagogical tool used to make the classes differentiated and dynamic, and when well elaborated they contribute to a deeper understanding of knowledge in sciences, stimulating the search for scientific research. The main objective of this work was to analyze how the textbooks approach the experimental practices in Parasitology and to investigate the way in which the practices are approached in the classrooms of the public and private schools of the city of Bacabal-MA. The research consisted in applying a questionnaire and analyzing the experimental methodology of the school textbooks. The teachers interviewed are between 34 and 50 years old, with variations between 2 and 20 years of experience in teaching. The results of the research demonstrated that teachers use practical classes to facilitate the understanding of the theory, and thus facilitate learning regarding the parasitology theme when approaching scientific knowledge during the teaching learning process.pt_BR
dc.description.abstractA prática experimental é uma ferramenta pedagógica utilizada para tornar as aulas diferenciadas e dinâmicas, e quando bem elaboradas contribuem para o entendimento mais aprofundado do conhecimento em ciências, estimulando a busca para a pesquisa científica. O objetivo principal desse trabalho foi analisar como os livros didáticos abordam as práticas experimentais em Parasitologia e investigar o modo como as práticas são abordas nas salas de aula das escolas públicas e privadas da cidade de Bacabal-MA. A pesquisa consistiu em aplicação de questionário e análise da metodologia experimental dos livros didáticos das escolas. Os docentes entrevistados têm idade entre 34 e 50 anos, com variações entre 2 e 20 anos de experiência no magistério. Os resultados da pesquisa demonstraram que os professores utilizam aulas práticas para facilitar a compreensão da teoria, e assim facilitar a aprendizagem em relação ao tema parasitologia ao abordar o conhecimento científico durante o processo de ensino aprendizagem.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopt_BR
dc.subjectPrática experimentalpt_BR
dc.subjectSala de aulapt_BR
dc.subjectEscolas públicas e privadaspt_BR
dc.subjectBacabal-Mapt_BR
dc.subjectExperimental practicept_BR
dc.subjectClassroompt_BR
dc.subjectPublic and private schoolspt_BR
dc.subjectBacabal-Mapt_BR
dc.titleAvaliação das práticas experimentais aplicadas nas escolas de ensino fundamental II da cidade de Bacabal-MA na área de parasitologiapt_BR
dc.title.alternativeEvaluation of the experimental practices applied in elementary schools II of the city of Bacabal-MA in the area of ​​parasitologypt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCC de Graduação em Ciências Naturais/Biologia do Campus de Bacabal

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