Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/2940
Título: Educação e prevenção: abordando a drogadição em contextos escolares
Título(s) alternativo(s): Education and prevention: tackling drug addiction in school contexts
Autor(es): MACIEL, Amanda de Castro
Palavras-chave: Prevenção às drogas
Fatores de risco e fatores de proteção
Crianças e adolescentes
Drug prevention
Risk factors and protection factors
Children and adolescents
Data do documento: 19-Dez-2018
Editor: Universidade Federal do Maranhão
Resumo: Essa pesquisa, de cunho quanti-qualitativa, teve como cenário principal a Escola Neyde Magalhães Araújo em Codó/MA, seu objetivo precípuo foi analisar os fatores de risco e os fatores de proteção relacionados à família, escola, comunidade e amizades entre discentes do ensino fundamental das séries finais da referida escola, tal expediente foi realizado a partir da aplicação de um questionário. Foi realizado ainda um “bate-papo”, com adolescentes, onde podemos apreender algumas representações que estes têm em relação ao fenômeno drogadição. Por fim, investigamos, por meio de entrevistas, como a escola tem atuado frente a essa problemática. Em suma, observamos que os fatores de proteção são mais elevados nos ambientes família e escola e nas amizades, a comunidade, por sua vez, apresenta fatores de risco mais elevados, segundo os índices e informações obtidos
Descrição: ABSTRACT This quantitative-qualitative research had as main scenario the school “Neyde Magalhães Araújo” in Codó / MA, Its main objective was to analyze the risk factors and protection factors related to family, school, community and friendships among students of elementary school of the final grades of said school, this expedient was carried out through the application of a questionnaire. There was also a "chat" with adolescents, where we can apprehend some of the representations they have regarding the phenomenon of drug addiction. Finally, we investigated, through interviews, how the school has dealt with this problem. In sum, we observed that the protective factors are higher in the family and school environments and in the friendships, the community, in turn, presents higher risk factors, according to the indexes and information obtained..
URI: http://hdl.handle.net/123456789/2940
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Ciências Naturais /Biologia do Campus de Codó

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AmandaMaciel.pdfTrabalho de Conclusão de Curso347,71 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.