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Título: Saúde sexual e reprodutiva: desconstruindo tabus e potencializando diálogos na escola
Título(s) alternativo(s): Sexual and reproductive health: deconstructing taboos and leveraging dialogues in school
Autor(es): SILVA, Myllena Suzi Lima
Palavras-chave: Adolescentes
Sexualidade
Saúde sexual e reprodutiva
Doenças sexualmente transmissíveis
Adolescents
Sexuality
Sexual and reproductive health
Sexually transmitted diseases
Data do documento: 19-Dez-2018
Editor: Universidade Federal do Maranhão
Resumo: Objetivou-se neste trabalho, analisar como são realizadas as abordagens sobre saúde sexual e reprodutiva de adolescentes e jovens no ambiente escolar que é, sem dúvida, um espaço privilegiado para a promoção da saúde com a implementação de políticas públicas que fomentem discussões e reflexão em prol dessa temática. A adolescência é marcada por transformações físicas e psicológicas fazendo com que os adolescentes vivam a sexualidade de forma intensa, os colocando em zona de riscos, tornando imprescindíveis ações de educação em saúde com a finalidade de conscientizar a adoção de métodos preventivos no campo das DST/AIDS e gravidez não planejada mais eficazes, além de oportunizar a potencialização de diálogos e desconstrução de tabus que permeiam a sexualidade humana. Utilizamos nesta pesquisa, uma metodologia quanti-qualitativa, com aplicação de questionários, entrevista e intervenção didática, além das representações discentes. De forma geral, concluímos que, a escola ainda tem um longo caminho a percorrer nas abordagens de saúde sexual e reprodutiva, muitos tabus ainda precisam ser descontruídos e discutidos na escola, oportunizando a promoção da saúde de adolescentes e jovens. Como aporte teórico, dialogamos com Carvalho (2012), Camargos (2016), Picorari (2005), Fernandes (2016), Holanda (2010) entre outros/as.
Descrição: ABSTRACT The objective of this study was to analyze how the approaches on sexual and reproductive health of adolescents and young people in the school environment are undoubtedly a privileged space for the promotion of health with the implementation of public policies that foster discussions and reflection on for this theme. Adolescence is marked by physical and psychological changes, causing adolescents to live their sexuality intensely, placing them in a risk zone, making essential actions of health education in order to raise awareness of the adoption of preventive methods in the field of STD / AIDS and unplanned pregnancies, in addition to providing opportunities for dialogue and the deconstruction of taboos that permeate human sexuality.We used a quantitative-qualitative methodology with questionnaires, interview and didactic intervention, in addition to the student representations. In general, we conclude that the school still has a long way to go in sexual and reproductive health approaches, many taboos still need to be deconstructed and discussed at school, promoting the health of adolescents and young people. As a theoretical contribution, we dialogued with Carvalho (2012), Camargos (2016), Picorari (2005), Fernandes (2016), Holanda (2010) among others.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/2949
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Ciências Naturais /Biologia do Campus de Codó

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