Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/2953
Título: Percepções sobre gestão de talentos em organizações hoteleiras de São Luís-MA
Título(s) alternativo(s): Perceptions about talent management in organizations hotels of São Luís-MA
Autor(es): PAULINO, Maria Letícia da Silva Rocha
Palavras-chave: Organização hoteleira
Recursos humanos
Estratégia
Talentos
Hotel organization
Human Resources
Strategy
Talents
Data do documento: 17-Dez-2018
Editor: Universidade Federal do Maranhão
Resumo: No curso de hotelaria é abordado o bem receber, o hospedar, alimentar, entreter, entre outros aspectos relativos à hospitalidade; mas a hotelaria também é formada por colaboradores e neste sentido surgiram questionamentos quanto à gestão de pessoas e talentos nos hotéis. A pesquisa teve como objetivo geral refletir sobre a percepção da gestão de talentos em organizações hoteleiras de São Luís-Ma e objetivos específicos: Compreender as funções estratégicas do gestor de talentos em organizações hoteleiras de São Luís; Identificar as principais atribuições do gestor de talentos na hotelaria de São Luís; Investigar a importância da gestão de talentos para a eficácia organizacional a partir da visão dos colaboradores. A pesquisa se caracteriza como qualitativa, de natureza exploratória e descritiva e teve início em setembro de 2018 com a escolha do tema e desenvolvimento do projeto, finalizando em novembro de 2018 com as entrevistas aplicadas a gestores e colaboradores de hotéis da capital. Os métodos compreenderam levantamento bibliográfico, entrevista por meio de roteiro com perguntas semiestruturadas e análise dos dados. Os resultados obtidos confirmaram que os hotéis pesquisados reconhecem a importância da gestão de talentos, mas apenas um dos hotéis adota um programa de talentos efetivo chamado “Atores”; os demais apenas valorizam os talentos por meio de promoções e reconhecimento público.
Descrição: ABSTRACT In the course of hospitality, hospitality, food, entertainment, among other aspects of hospitality are addressed; but the hotel is also formed by employees and in this sense there were questions about the management of people and talents in hotels. The research had as general objective to reflect on the perception of talent management in hotel organizations in São Luís-Ma and specific objectives: To understand the strategic functions of the talent manager in hotel organizations in São Luís; Identify the main attributions of the talent manager in the hotel business of São Luís; Investigate the importance of talent management for organizational effectiveness from the employees' perspective. The research is characterized as qualitative, of an exploratory and descriptive nature and began in September 2018 with the choice of theme and development of the project, ending in November 2018 with the interviews applied to managers and employees of hotels in the capital. The methods included bibliographical survey, interview through script with semi-structured questions and data analysis. The results confirmed that the hotels surveyed recognize the importance of talent management, but only one of the hotels adopts an effective talent program called "Actors"; the others only value the talents through promotions and public recognition.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/2953
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Hotelaria do Campus do Bacanga

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MariaLetíciaPaulino.pdfTrabalho de Conclusão de Curso590,14 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.