Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/2953
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dc.contributor.authorPAULINO, Maria Letícia da Silva Rocha-
dc.date.accessioned2019-04-22T18:57:26Z-
dc.date.available2019-04-22T18:57:26Z-
dc.date.issued2018-12-17-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/2953-
dc.descriptionABSTRACT In the course of hospitality, hospitality, food, entertainment, among other aspects of hospitality are addressed; but the hotel is also formed by employees and in this sense there were questions about the management of people and talents in hotels. The research had as general objective to reflect on the perception of talent management in hotel organizations in São Luís-Ma and specific objectives: To understand the strategic functions of the talent manager in hotel organizations in São Luís; Identify the main attributions of the talent manager in the hotel business of São Luís; Investigate the importance of talent management for organizational effectiveness from the employees' perspective. The research is characterized as qualitative, of an exploratory and descriptive nature and began in September 2018 with the choice of theme and development of the project, ending in November 2018 with the interviews applied to managers and employees of hotels in the capital. The methods included bibliographical survey, interview through script with semi-structured questions and data analysis. The results confirmed that the hotels surveyed recognize the importance of talent management, but only one of the hotels adopts an effective talent program called "Actors"; the others only value the talents through promotions and public recognition.pt_BR
dc.description.abstractNo curso de hotelaria é abordado o bem receber, o hospedar, alimentar, entreter, entre outros aspectos relativos à hospitalidade; mas a hotelaria também é formada por colaboradores e neste sentido surgiram questionamentos quanto à gestão de pessoas e talentos nos hotéis. A pesquisa teve como objetivo geral refletir sobre a percepção da gestão de talentos em organizações hoteleiras de São Luís-Ma e objetivos específicos: Compreender as funções estratégicas do gestor de talentos em organizações hoteleiras de São Luís; Identificar as principais atribuições do gestor de talentos na hotelaria de São Luís; Investigar a importância da gestão de talentos para a eficácia organizacional a partir da visão dos colaboradores. A pesquisa se caracteriza como qualitativa, de natureza exploratória e descritiva e teve início em setembro de 2018 com a escolha do tema e desenvolvimento do projeto, finalizando em novembro de 2018 com as entrevistas aplicadas a gestores e colaboradores de hotéis da capital. Os métodos compreenderam levantamento bibliográfico, entrevista por meio de roteiro com perguntas semiestruturadas e análise dos dados. Os resultados obtidos confirmaram que os hotéis pesquisados reconhecem a importância da gestão de talentos, mas apenas um dos hotéis adota um programa de talentos efetivo chamado “Atores”; os demais apenas valorizam os talentos por meio de promoções e reconhecimento público.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopt_BR
dc.subjectOrganização hoteleirapt_BR
dc.subjectRecursos humanospt_BR
dc.subjectEstratégiapt_BR
dc.subjectTalentospt_BR
dc.subjectHotel organizationpt_BR
dc.subjectHuman Resourcespt_BR
dc.subjectStrategypt_BR
dc.subjectTalentspt_BR
dc.titlePercepções sobre gestão de talentos em organizações hoteleiras de São Luís-MApt_BR
dc.title.alternativePerceptions about talent management in organizations hotels of São Luís-MApt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Hotelaria do Campus do Bacanga

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