Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/2957
Título: Percepções e experiências de inclusão de alunos surdos na Unidade de Ensino Fundamental Alice Mendes
Título(s) alternativo(s): Perceptions and experiences of inclusion of deaf students in the Alice Mendes Elementary School
Autor(es): ROCHA, Adriano Sousa
Palavras-chave: Educação inclusiva
Surdez
Libras
Metodologia
Sociologia
Inclusive education
Deafness
Pounds
Methodology
Sociology
Data do documento: 12-Jul-2018
Editor: Universidade Federal do Maranhão
Resumo: O objetivo desta monografia é problematizar as experiências e práticas de inclusão de alunos com surdez na Unidade de Ensino Fundamental Alice Mendes, localizada no município de Bacabal/MA. Recorrendo a dispositivos metodológicos variados (levantamento bibliográfico, observação do participante, aplicação de questionários), procuramos apreender diferentes dimensões da problemática da Educação Inclusiva envolvendo alunos surdos a partir das percepções e depoimentos de atores desse cenário. Os dados construídos revelam que a despeito dos avanços legais e institucionais, e até mesmo das diferentes iniciativas de sucesso, ainda persiste uma defasagem entre o texto legal e as experiências efetivas, o que demonstra que muito ainda deve ser feito no sentido de garantir uma atitude consequente e responsável com esse grupo.
Descrição: ABSTRACT The purpose of this monograph is to discuss the experiences and practices of inclusion of pupils with deafness in the elementary school Alice Mendes, located in the municipality of Bacabal/MA. Using various methodological devices (bibliographic survey, participant observation, questionnaires), seek to capture different dimensions of the problems of inclusive education involving deaf students from the insights and testimonials from actors of this scenario. Constructed data reveal that in spite of the legal and institutional developments, and even of different successful initiatives, remains a gap between the legal text and effective experiences, what demonstrates that much still needs to be done in order to ensure a consistent and responsible attitude with this group.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/2957
Aparece nas coleções:TCC de Graduação em Ciências Humanas/Sociologia do Campus de Bacabal

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ADRIANO-ROCHA.pdfTrabalho de Conclusão de Curso1,57 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.