Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/2957
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorROCHA, Adriano Sousa-
dc.date.accessioned2019-04-23T16:11:09Z-
dc.date.available2019-04-23T16:11:09Z-
dc.date.issued2018-07-12-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/2957-
dc.descriptionABSTRACT The purpose of this monograph is to discuss the experiences and practices of inclusion of pupils with deafness in the elementary school Alice Mendes, located in the municipality of Bacabal/MA. Using various methodological devices (bibliographic survey, participant observation, questionnaires), seek to capture different dimensions of the problems of inclusive education involving deaf students from the insights and testimonials from actors of this scenario. Constructed data reveal that in spite of the legal and institutional developments, and even of different successful initiatives, remains a gap between the legal text and effective experiences, what demonstrates that much still needs to be done in order to ensure a consistent and responsible attitude with this group.pt_BR
dc.description.abstractO objetivo desta monografia é problematizar as experiências e práticas de inclusão de alunos com surdez na Unidade de Ensino Fundamental Alice Mendes, localizada no município de Bacabal/MA. Recorrendo a dispositivos metodológicos variados (levantamento bibliográfico, observação do participante, aplicação de questionários), procuramos apreender diferentes dimensões da problemática da Educação Inclusiva envolvendo alunos surdos a partir das percepções e depoimentos de atores desse cenário. Os dados construídos revelam que a despeito dos avanços legais e institucionais, e até mesmo das diferentes iniciativas de sucesso, ainda persiste uma defasagem entre o texto legal e as experiências efetivas, o que demonstra que muito ainda deve ser feito no sentido de garantir uma atitude consequente e responsável com esse grupo.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectSurdezpt_BR
dc.subjectLibraspt_BR
dc.subjectMetodologiapt_BR
dc.subjectSociologiapt_BR
dc.subjectInclusive educationpt_BR
dc.subjectDeafnesspt_BR
dc.subjectPoundspt_BR
dc.subjectMethodologypt_BR
dc.subjectSociologypt_BR
dc.titlePercepções e experiências de inclusão de alunos surdos na Unidade de Ensino Fundamental Alice Mendespt_BR
dc.title.alternativePerceptions and experiences of inclusion of deaf students in the Alice Mendes Elementary Schoolpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCC de Graduação em Ciências Humanas/Sociologia do Campus de Bacabal

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ADRIANO-ROCHA.pdfTrabalho de Conclusão de Curso1,57 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.