Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/2961
Título: Família x escola: um estudo sobre a relação e suas implicações no processo de ensino/aprendizagem na educação infantil da Unidade de Educação Infantil Casulo Mãe Eugênia
Título(s) alternativo(s): Family x school: a study about the relationship and its implications in the teaching / learning process in the early childhood education of the Infant Education Unit Cocoon Mother Eugenia
Autor(es): FREITAS, Cleidiane Alves de
Palavras-chave: Família
Escola
Participação
Educação infantil
Family
School
Participation
Child education
Data do documento: 5-Jul-2018
Editor: Universidade Federal do Maranhão
Resumo: O estudo das relações e implicações no processo de ensino/aprendizagem na Educação Infantil tem o objetivo de compreender como se dá o processo de aproximação da família na escola e até que ponto há essa aproximação na UEI Casulo Mãe Eugênia constituída como universo empírico desta pesquisa. Os objetivos específicos estabelecidos para este estudo pretendem identificar as formas de participação da família na escola, bem como verificar as estratégias usadas pela instituição para a participação da família no convívio escolar analisando assim os principais efeitos da participação ou da não participação da família na escola do educando. Visando investigar a importância da família na participação do processo de ensino-aprendizagem e por que a participação ativa da família nesse processo de aprendizagem das crianças da educação infantil é fundamental para o sucesso escolar. Para se alcançar tal objetivo, optou-se pela realização de pesquisa bibliográfica, descritiva e quantitativa/qualitativa em uma escola “periférica” do município de Bacabal, na qual participaram nove pais e quatro professoras fazendo-se o uso de questionário semiestruturado para coleta de dados, construído especificamente para esta pesquisa, tendo como suporte teórico autores como Bourdieu, Saviani, Nogueira, entre outros autores da área da sociologia e outras afins. Os resultados obtidos demonstram que família e escola reconhecem a relevância de tais instituições no desenvolvimento do processo de ensino/aprendizagem do educando na Educação Infantil. No entanto, mesmo conscientes das implicações que se resultam dessas interações, os objetivos em comum entre escola e família muitas vezes encontram dificuldades para serem alcançados.
Descrição: ABSTRACT The study of the relationships and implications in the teaching / learning process in Early Childhood Education has the objective of understanding how the process of approaching the family in the school takes place and to what extent there is this approach in the UEI Casulo Mother Eugênia constituted as the empirical universe of this research. The specific objectives established for this study are intended to identify the forms of family participation in school, as well as to verify the strategies used by the institution for the participation of the family in the school community, thus analyzing the main effects of participation and / or non participation of the family. family at the school of the student. Aiming to discover the importance of the family in the participation of the teaching-learning process and why the active participation of the family in this process of learning the children of children's education is fundamental for school success. In order to reach this objective, a bibliographic, descriptive, quantitative / qualitative research was carried out in a "peripheral" school in the municipality of Bacabal. With participation of nine parents and four teachers making use of semi-structured questionnaire for data collection, built specifically for this research. Having as theoretical support authors such as Bourdieu, Saviani, Nogueira, among other sociological authors. The results show that the family and school recognize the relevance of such institutions in the development of the teaching / learning process of the student in Early Childhood Education. However, they are aware of the implications of these interactions, and that common goals between school and family often find it difficult to achieve.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/2961
Aparece nas coleções:TCC de Graduação em Ciências Humanas/Sociologia do Campus de Bacabal

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CLEIDIANE-FREITAS.pdfTrabalho de Conclusão de Curso781,29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.