Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/2962
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dc.contributor.authorARAUJO, Cleomar de Jesus-
dc.date.accessioned2019-04-23T17:37:37Z-
dc.date.available2019-04-23T17:37:37Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/2962-
dc.descriptionABSTRACT The present work has as a central theme the autism that started adopting the term TEA - Autism Spectrum Disorder since the launch of DSM-5, Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders, 5th ed., In 2013, a term used to refer to individuals who present great harm ranging from mild to severe in the areas of socialization, communication and behavior with restricted and repetitive interests, and which includes several terms that were previously classified separately. The objective of this study is to know the characteristics presented by the individual with this disorder, since it is from this knowledge that it will be possible to help them to develop better as a person and also in the process of inclusion in both the social and educational contexts, it is very important that the family and education professionals understand how the autistic brain works, what their cognitive peculiarities are, because only then will the teachers be able to work better to include this child in a regular classroom. For the study in question, a bibliographic search was used. And in a second moment was carried out a field research with undergraduates of some degree courses in the area of education whose purpose is to find out if they had during the graduation some specific discipline focused on the theme of special and inclusive education and what the knowledge acquired in them, especially the theme Autism Spectrum Disorder (TEA).pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho traz como tema central o autismo que passou a adotar o termo TEA – Transtorno do Espectro Autista desde o lançamento do DSM-5, Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais, 5ª ed., em 2013, termo este utilizado para se referir aos indivíduos que apresentam grandes prejuízos que variam do leve ao grave nas áreas da socialização, comunicação e comportamentos com interesses restritos e repetitivos, e que passa englobar vários termos que antes eram classificados separadamente. O objetivo desse estudo é conhecer as características apresentadas pelo indivíduo com esse transtorno, pois é a partir desse conhecimento que será possível ajudá-los a se desenvolver melhor como pessoa e também no processo de inclusão tanto no âmbito social quanto no contexto educacional, e para isso, é de suma importância que a família e os profissionais da educação entendam como funciona o cérebro de um autista, quais suas peculiaridades cognitivas, pois só assim os professores conseguirão trabalhar melhor a inclusão dessa criança em uma turma regular de ensino. Para o estudo em questão, utilizou-se de uma pesquisa bibliográfica. E em um segundo momento foi realizada uma pesquisa de campo com graduandos de alguns cursos de licenciatura na área da educação cujo finalidade da mesma é averiguar se os mesmos, tiveram durante a graduação alguma disciplina específica voltada para temática educação especial e inclusiva e quais os conhecimentos adquiridos nas mesmas, em especial a temática Transtorno do Espectro Autista (TEA).pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopt_BR
dc.subjectAutismopt_BR
dc.subjectInclusão escolarpt_BR
dc.subjectProfessorespt_BR
dc.subjectCursos de formação docentept_BR
dc.subjectAutismpt_BR
dc.subjectSchool inclusionpt_BR
dc.subjectTeacherspt_BR
dc.subjectTeacher training coursespt_BR
dc.titleAutismo: conhecer para incluirpt_BR
dc.title.alternativeAutism: know to includept_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCC de Graduação em Ciências Humanas/Sociologia do Campus de Bacabal

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