Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/2963
Título: Uma análise do projeto filhos do quilombo no território quilombola Piratininga, município de Bacabal- MA no período de 2014 a 2016
Título(s) alternativo(s): An analysis of the quilombo children's project in the quilombola territory Piratininga, municipality of Bacabal-MA, from 2014 to 2016
Autor(es): SOUSA, Elane Cristina Costa
Palavras-chave: Território
Quilombola
Resgate histórico cultural
Identidade
Territory
Quilombola
Cultural historical rescue
Identity
Data do documento: 28-Jun-2018
Editor: Universidade Federal do Maranhão
Resumo: Este trabalho analisa a importância da implantação de projetos que buscam resgatar a história, a cultura e a identidade nos territórios quilombolas e como eles são essenciais para que haja a continuação da história e das lutas nos quilombos. Neste trabalho foi exposto um breve histórico sobre a situação do negro no período escravocrata e como nasceu a necessidade de organização do negro em movimentos sociais que tinham como objetivo a luta pela abolição da escravatura e, após o período escravocrata, o direito a igualdade. Desse modo, analisou-se o Projeto Filhos do Quilombo e sua importância para educação do território quilombola de Piratininga em Bacabal - MA, tendo como base a história e a luta dos movimentos sociais pela construção de políticas públicas para educação que resgate a história, a cultura e a identidade dos territórios quilombolas, tendo como base a luta dos movimentos sociais pela construção dessas políticas públicas. Com base em uma vasta análise de referência acerca da temática, realizou-se uma vasta revisão de literatura. Também foram realizadas entrevistas com os principais sujeitos que participaram do projeto e observação in loco, como parte da pesquisa empírica. O processo de implantação do projeto no quilombo, os agentes envolvidos, o objetivo do projeto, os empecilhos que seus coordenadores tiveram durante o processo de implantação e os resultados frente ao território quilombola de Piratininga foram questões que nortearam o trabalho. Como considerações constatou-se a importância do projeto em destaque para os territórios quilombolas. Também vislumbrou-se que parte da construção de um projeto de educação libertadora passa pela discussão da temática em foco, como importante para o resgate histórico, cultural e de identidade dentro de territórios quilombolas, contudo, o fato de o projeto nascer a partir da secretaria de educação do município representou uma dificuldade na implantação do projeto e, com isso, dificultar a materialização da educação.
Descrição: ABSTRACT This work analyzes the importance of the implementation of projects that seek to rescue history, culture and identity in the quilombola territories and how they are essential for the continuation of the history and the struggles in the quilombos. In this work, a brief history was presented on the situation of the Negro in the slave-owning period and how the need for black organization was born in social movements whose objective was the struggle for the abolition of slavery and, after the slave period, the right to equality. In this way, we analyzed the Children of Quilombo Project and its importance for the education of the quilombola territory of Piratininga in Bacabal - MA, based on the history and struggle of social movements for the construction of public policies for education that rescue history, culture and the identity of the quilombolas territories, based on the struggle of the social movements for the construction of these public policies. Based on a vast reference analysis on the subject, a vast literature review was carried out. We also conducted interviews with the main subjects who participated in the project and on-site observation, as part of the empirical research.The project implementation process in the quilombo, the agents involved, the project objective, the obstacles that its coordinators had during the implementation process and the results in front of the quilombola territory of Piratininga were issues that guided the work. As a consideration, the importance of the project in focus for quilombola territories was noted. It was also glimpsed that part of the construction of a project of liberating education passes through the discussion of the subject in focus, as important for the historical, cultural and identity rescue within quilombola territories, however, the fact that the project is born from the secretary of education of the municipality represented a difficulty in the implementation of the project and, with that, impede the materialization of education.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/2963
Aparece nas coleções:TCC de Graduação em Ciências Humanas/Sociologia do Campus de Bacabal

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