Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/2965
Título: Gravidez em idade escolar: uma abordagem em uma escola pública de Bacabal - MA
Título(s) alternativo(s): Pregnancy in school age: an approach in a school of Bacabal - MA
Autor(es): MORAIS, Ildean Silva
Palavras-chave: Adolescência
Gravidez
Evasão escolar
Adolescence
Pregnancy
School evasion
Data do documento: 13-Jul-2018
Editor: Universidade Federal do Maranhão
Resumo: Este estudo buscou realizar uma abordagem sociológica em relação à incidência de adolescentes grávidas como uma das principais razões de evasão escolar. Muitas pesquisas têm registrado que a evasão escolar no contexto da gravidez está amplamente interligada. Nesse sentido, o presente estudo tem como finalidade identificar as principais razões pelas quais as adolescentes evadem no âmbito escolar tanto antes quanto após período gestacional. Foram selecionadas para esse estudo 20 adolescentes gestantes. A abordagem metodológica partiu de um questionário realizado no Centro de Ensino Estado do Ceará, em Bacabal- MA, através desse questionário foi possível observar a incidência de jovens grávidas no contexto escolar e a evasão escolar por causa desse fator. Os resultados alcançados evidenciam a importância da intervenção escolar para orientação sexual das jovens, visto que na pesquisa realizada cerca de 20 jovens de 13 a 15 anos do ensino Fundamental que estavam grávidas.
Descrição: ABSTRACT This study aimed to carry out a sociological approach regarding the incidence of pregnant adolescents as one of the main reasons for school dropout. Many surveys have noted that school dropout in the context of pregnancy is widely intertwined. In this sense, the present study aims to identify the main reasons why adolescents evade in school both before and after gestational period. Twenty pregnant adolescents were selected for this study. The methodological approach was based on a questionnaire carried out at the Center of Education State of Ceará, in Bacabal- MA, through this questionnaire it was possible to observe the incidence of young pregnant women in the school context and school dropout because of this factor. The results show the importance of the school intervention for sexual orientation of the young women, since in the research carried out about 20 youngsters from 13 to 15 years old were pregnant.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/2965
Aparece nas coleções:TCC de Graduação em Ciências Humanas/Sociologia do Campus de Bacabal

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