Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/2969
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSILVA, Mailson Felix da-
dc.date.accessioned2019-04-23T19:34:37Z-
dc.date.available2019-04-23T19:34:37Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/2969-
dc.descriptionABSTRACT Digital technologies and tools represent a great advance in all social spaces, facilitating and invigorating different tasks of the day-to-day. In the school space it is no different, they can give students a more meaningful knowledge, facilitate the organization of the pedagogical work or even favor experiences to students that would not be possible without the use of technology. Thus, in this work, we raise questions about teachers' preparation to deal with such technologies, governmental initiatives aimed at the use of technology in the classroom and the possibilities of using these as a means of providing an education corresponding to the current time of students in which technologies and digital media are present in many tasks performed by them, focusing mainly on the occurrence of these factors in the school. In this way, we seek from the outset to present the contributions of the technologies in the classroom, together with a survey of the resources available in the researched school, domain of these by the teachers. The research was carried out through the application of a questionnaire through Google Forms with teachers and students, face-to-face interviews with school management and monitors, as well as bibliographical research concerning the government's theme for the use of technology in the classroom, with the results of an opinion about the use and control of technology in the school, the tools available, the perception of teachers and students regarding the use of technology in the classroom and finally a reflection on the importance of using digital technologies and media as tools education.pt_BR
dc.description.abstractAs tecnologias e ferramentas digitais, representam um grande avanço em todos os espaços sociais, facilitando e dinamizando diferentes tarefas do dia-a-dia. No espaço escolar não é diferente, estas podem proporcionar aos alunos um conhecimento mais significativo, facilitar a organização do trabalho pedagógico e/ou ainda favorecer experiências aos alunos que não seriam possíveis sem o uso de tecnologia. Assim neste trabalho, levantamos questões referentes ao preparo dos professores para lidar com tais tecnologias, as iniciativas governamentais voltadas para o uso de tecnologia em sala de aula e as possibilidades de uso destas como meio de proporcionar uma educação correspondente ao tempo atual dos alunos no qual as tecnologias e as mídias digitais estão presentes em muitas tarefas executadas por estes, focando sobretudo na ocorrência destes fatores na escola Centro de Ensino Estado do Ceará (Bacabal-MA). Desse modo, buscamos através desde trabalho apresentar as contribuições das tecnologias em sala de aula, juntamente com um levantamento dos recursos disponíveis na escola pesquisada, e do domínio destes por parte dos professores. A pesquisa, foi realizada por meio de aplicação de questionário através do Google Forms com professores e alunos, entrevistas presenciais com a gestão da escola e monitores, e ainda pesquisas bibliográficas referentes a temática quanto aos programas governamentais para o uso de tecnologia em sala de aula, tendo como resultados um parecer do uso e domínio de tecnologia na escola supracitada, as ferramentas disponíveis, a percepção dos professores e alunos quanto ao uso de tecnologia em sala de aula nessa e por fim uma reflexão quanto a importância do uso das tecnologias e mídias digitais como ferramentas de ensino.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopt_BR
dc.subjectMídias digitaispt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectTecnologiapt_BR
dc.subjectFerramentas de ensinopt_BR
dc.subjectDigital mediapt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectTechnologypt_BR
dc.subjectTeaching toolspt_BR
dc.titleTecnologia e educação: o uso de mídias digitais como ferramenta de ensinopt_BR
dc.title.alternativeTechnology and education: the use of digital media as a teaching toolpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCC de Graduação em Ciências Humanas/Sociologia do Campus de Bacabal

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MAILSON-SILVA.pdfTrabalho de Conclusão de Curso1,1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.