Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/2971
Título: | Uma proposta de aplicação de sequência didática experimental por investigação: o caso do bebedouro contaminado |
Título(s) alternativo(s): | A proposal for the application of experimental didactic sequence by investigation: the case of the contaminated drinking fountain |
Autor(es): | SILVA, Rosália Ferreira da |
Palavras-chave: | Alfabetização científica Experimentação Ludicidade Scientific literacy Experimentation Playfulness |
Data do documento: | 20-Dez-2018 |
Editor: | Universidade Federal do Maranhão |
Resumo: | A experimentação tem sido uma ferramenta versátil para o processo de ensino-aprendizagem em ciências. Aliada a mesma, têm sido reportados trabalhos na literatura com aplicações envolvendo ludicidade e experimentação problematizadora e investigativa. O presente trabalho investigou a aplicação de uma sequência didática com base em experimentação com cunho investigativo aplicada de forma lúdica a ciência forense. Objetivou-se investigar processos de alfabetização científica em alunos de escola pública do município de Codó-MA, através dos indicadores preconizados por Sessaron e Carvalho (2008) .O percurso metodológico foi baseado na investigação de experimentos de cunho didático aplicados com proposta forense, teste e seleção destes experimentos e construção e aplicação da sequência didática em três experimentos: extração de DNA, identificação da digital e revelação da carta. A proposta foi identificar a partir dos experimentos o culpado por contaminar o bebedouro da universidade. Trabalhou-se de forma lúdica, com momentos distintos em laboratório, sendo gravados os áudios, que forma posteriormente analisado pelos critérios e indicadores de alfabetização com base nos eixos: trabalho com dados obtidos, estrutura do pensamento e entendimento da estrutura analisada. Como resultados, os alunos conseguiram associar a prática com o cotidiano, tendo suas falas delineadas e associadas a vários indicadores de alfabetização científica. A Utilização de experimentação relacionada à ciência forense foi de grande importância, pois proporcionou aos alunos uma aprendizagem significativa de forma prática e acessível, onde se pôde envolver a ludicidade organizada em uma sequência didática, contribuindo assim para a desenvoltura da atividade proposta. |
Descrição: | ABSTRACT Experimentation has been a versatile tool for the teaching-learning process in science. Allied to the same, have been reported works in the literature with applications involving playfulness and problematizing and investigative experimentation. The present work investigated the application of a didactic sequence based on investigative experimentation applied in a ludic way to forensic science. The aim was to investigate processes of scientific literacy in public school students in Codó-MA, through the indicators recommended by Sessaron and Carvalho (2008). The methodological course was based on the investigation of didactic experiments applied with forensic proposal, test and selection of these experiments and construction and application of the didactic sequence in three experiments: DNA extraction, digital identification and letter development. The proposal was to identify, from the experiments, the culprit for contaminating the university's drinking fountain. We worked in a playful way, with different moments in the laboratory, and recorded the audios, which are later analyzed by criteria and indicators of literacy based on the axes: work with data obtained, structure of thought and understanding of the structure analyzed. As a result, the students were able to associate the practice with everyday life, and their lines were delineated and associated with several indicators of scientific literacy. The use of forensic science-related experimentation was of great importance as it provided students with meaningful learning in a practical and accessible way, where they were able to engage in playfulness organized in a didactic sequence, thus contributing to the resourcefulness of the proposed activity. |
URI: | http://hdl.handle.net/123456789/2971 |
Aparece nas coleções: | TCCs de Graduação em Ciências Naturais /Biologia do Campus de Codó |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
RosáliaSilva.pdf | Trabalho de Conclusão de Curso | 725,81 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.