Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/2977
Título: Acesso e permanência dos estudantes do Campus da UFMA – Bacabal
Título(s) alternativo(s): Access and permanence of the UFMA Campus students - Bacabal
Autor(es): AMARAL, Maurício de Moraes
Palavras-chave: Pesquisa
Acesso
Permanência
Discussão
Research
Access
Permanence
Discussion
Data do documento: 21-Dez-2018
Editor: Universidade Federal do Maranhão
Resumo: Este estudo aborda uma pesquisa bibliográfica de análise qualitativa e quantitativa sobre o acesso e a permanência dos estudantes no campus III da Universidade Federal do Maranhão – UFMA, localizado na cidade de Bacabal. Foram auto aplicados 192 (cento e noventa e dois) questionários para as turmas de licenciatura em Ciências Humanas/Sociologia e licenciatura em Ciências Naturais/Física desde o primeiro ao último período do turno noturno durante os meses de setembro a novembro de 2017, em que os temas abordados e analisados foram: origem social, questão econômica, trajetória escolar e profissional dos estudantes e pais. Pretende-se estabelecer uma discussão acerca do ingresso do estudante no ensino superior público, o que levou a escolha do curso, suas experiências educacionais, profissionais, culturas e quais empecilhos enfrenta para permanecer nos estudos como a questão financeira, profissional, familiar e demais responsabilidades.
Descrição: ABSTRACT This study will address a bibliographic research of qualitative and quantitative analysis on the access and permanence of students in Campus III of the Federal University of Maranhão - UFMA, located in the city of Bacabal. One hundred and ninety-two (192) questionnaires were applied to the undergraduate courses in Human Sciences / Sociology and licenciatura in Natural Sciences / Physics in the night shift during the months of September to November of 2017 in which the topics discussed and analyzed were: social origin of the student and parents; economic, educational and professional trajectory. It is intended to establish a discussion about how to give the student entrance in public higher education, which led to the choice of the course, his educational experiences, professional, cultures and wanted challenges facing to remain in the studies as the economic, professional, family and other responsibilities.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/2977
Aparece nas coleções:TCC de Graduação em Ciências Humanas/Sociologia do Campus de Bacabal

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