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http://hdl.handle.net/123456789/2978
Título: | A importância da educação familiar e escolar na formação do homem: uma analise do ensino fundamental, na Escola Governador Sarney no município de Bacabal – MA |
Título(s) alternativo(s): | The importance of family and school education in the formation of man: an analysis of primary education at the Governor Sarney School in the municipality of Bacabal - MA |
Autor(es): | MAGALHÃES, Odair do Nascimento |
Palavras-chave: | Instituição familiar Escolar Interação social Institution family School Social interaction |
Data do documento: | 18-Jul-2018 |
Editor: | Universidade Federal do Maranhão |
Resumo: | Compreendendo que a educação propiciada pela família e a escola desempenham um papel de extrema importância para o desenvolvimento social e intelectual do individuo ou a sociedade, se interpretadas sob a óptica coletiva. Assim, esta pesquisa visa analisar de forma sucinta algumas propostas teóricas pedagógicas desenvolvidas em torno da educação, vinculando-as a estas duas “instituições sociais”, mas, abrangendo, apenas sua fase de Ensino Fundamental. Nesse sentido, como alicerce da pesquisa, foi realizado levantamento das teorias que envolvem o regimento do contexto social a partir das discussões desenvolvidas sobre o individuo e a sociedade na perspectiva clássica e também, teorias de outros contemporâneos e dados de pesquisas que refletem os resultados finais do processo de ensino e aprendizagem. A amostra concreta foi extraída através de questionário apresentado a participantes, como: alunos, pais, professores e gestor da Escola Governador Sarney, do município de Bacabal-MA. Como a função pedagógica envolve partes significativamente importantes da “estrutura social”, como: a família, a escola, empresas econômicas e o Estado; há leis regulamentares que delimitam os deveres, obrigações e abrangência destas “instituições sociais” nas condutas de “interações sociais”. Nesse sentido, esta pesquisa evidenciará alguns pontos que contribuem positivamente ou negativamente na regulamentação da relação institucional e individual entre cada seguimento envolvido; e sobre suas proposições sociais ao individuo ou a sociedade. |
Descrição: | ABSTRACT Understanding that education propitiated by Family and the school play a role of utmost importance for the social development and intellectual of the individual our Society, if interpreted under the optical collective. Thus, this research aims to analyze succinctly some theoretical proposals pedagogical developed around the education linking them to these two “social institutions”, but, covering, only your phase fundamental. In this sense, as foundation of the survery was conducted a survey of theories that involve the rules of procedure of social context from discourses developed on the individual and Society in perspective classic. And also theories other comteporaries. But will contain still data research that reflect final results of the process f learning and teaching. In this context the sample concrete was extracted through questionnaire presented to participants, as: students, parents, teachers and manager school governor Sarney, the Município of Bacabal-MA. As the function pedagogical involves parts significantly important “social structure” with: families, school, companies economic and the state, there are laws regulatory delimit the duties, obligations and scope of there social institutions in ducts “social interactions”. In the regulation of the relationship institutional and individual between each follow-up involved, and propose questions up on your propositions social the individual or Society. |
URI: | http://hdl.handle.net/123456789/2978 |
Aparece nas coleções: | TCC de Graduação em Ciências Humanas/Sociologia do Campus de Bacabal |
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