Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/2979
Título: Carreiras docentes e relações de gênero: representações e vivências da atividade profissional por professoras de Ciências Humanas
Título(s) alternativo(s): Teaching careers and gender relations: representations and experiences of professional activity by teachers of Human Sciences
Autor(es): LIMA, Raissa Araújo
Palavras-chave: Interiorização
Carreiras
Representações
Desigualdades de gênero
Internalization
Careers
Representations
Inequalities
Data do documento: 16-Jul-2018
Editor: Universidade Federal do Maranhão
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo analisar as representações da carreira e das condições de trabalho de mulheres docentes atuantes nas novas Licenciaturas Interdisciplinares (LI’s) resultantes do recente processo de interiorização da Universidade Federal do Maranhão. Para tanto, metodologicamente a pesquisa baseou-se tanto na exploração dos condicionantes socio históricos de engajamento profissional de mulheres na educação e na ciência brasileiras, quanto na aplicação de questionários estruturados e realização de entrevistas (n=10) com docentes distribuídas pelos diversos campi universitários da UFMA, instalados pelo interior do Estado (Bacabal, Pinheiro, Grajaú, São Bernardo, Codó e Imperatriz). Uma das principais conclusões do estudo é de que, mesmo em um ambiente profissional onde as desigualdades de gênero não são tão marcadas, há uma série de condicionantes interiorizados, invisíveis e/ou dissimulados que se somam a práticas de discriminação sutis e barreiras estruturais que dificultam a progressão das mulheres, exigindo sempre das mesmas uma complexa articulação entre as esferas profissionais, familiares e extrafamiliares.
Descrição: ABSTRACT The present study aims to analyze the representations of career and working conditions of female teachers working in the new Interdisciplinary Licentiates (LI's) resulting from the recent internalization process of the Federal University of Maranhão. To do so, methodologically the research was based both on the exploration of the socio-historical conditions of professional engagement of women in Brazilian education and science, as well as on the application of structured questionnaires and interviews (n = 10) with teachers distributed by several university campuses of UFMA, installed by the interior of the State. One of the main conclusions of the study is that, even in a professional environment where gender inequality is not so marked, there are a number of internalized, invisible and / or covert conditions that add to subtle discrimination practices and structural barriers that hinder the progression of women, always requiring a complex articulation between professional, family and extrafamilial spheres.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/2979
Aparece nas coleções:TCC de Graduação em Ciências Humanas/Sociologia do Campus de Bacabal

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