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http://hdl.handle.net/123456789/2992
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | COSTA, Rafaela de Sousa | - |
dc.date.accessioned | 2019-04-24T19:31:38Z | - |
dc.date.available | 2019-04-24T19:31:38Z | - |
dc.date.issued | 2018-07-16 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/123456789/2992 | - |
dc.description.abstract | O objetivo desta monografia é analisar as representações de estudantes e professores da Educação Básica a respeito da inclusão de temas da história e cultura afro-brasileira nos bancos escolares. O universo empírico selecionado foi o Centro de Ensino Estado do Ceará que é uma escola pública da rede Estadual, que oferece Ensino Médio nos três turnos de funcionamento. Metodologicamente a pesquisa está baseada na aplicação de questionários junto aos estudantes da escola Centro de Ensino Estado do Ceará e também optamos por realizar entrevistas temáticas e de caráter biográfico com docentes da mesma instituição. Através desse estudo, concluímos que apesar dos avanços institucionais, em particular com a Lei 10.639/03, em contextos empíricos práticos como o da referida escola, ainda resta muito a fazer para que o legado e a história africana e afro-brasileira sejam valorizados. Nas frestas entre a lei e sua aplicabilidade, entre aspirações e ações concretas, as formas de preconceito e os estereótipos encontram campo aberto para se manifestarem nas múltiplas e microscópicas interações entre estudantes no espaço escolar. | pt_BR |
dc.description.abstract | ABSTRACT The purpose of this monograph is to analyze the representations of students and teachers of basic education regarding the inclusion of themes of Afro-Brazilian history and culture in the school benches. The empirical universe selected was the Centre of Ceara State Education Center which is a public school State network, which offers high school, elementary school in three shifts. Methodology the research was based on questionnaires with students from the school teaching Center state of Ceara and also choose to carry out thematic and biographical character interviews with teachers of the same institution. Through this study, we found that despite advances, in particular with the law 10,639/03, in empirical practical contexts as of that school, there remains much to be done to the legacy and the African and Afro-Brazilian history are valued. In the gaps between the law and applicability, between your aspirations and concrete actions, the forms of prejudice and stereotyping are open field to demonstrate the microscopic interactions between students and the school space. | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Maranhão | pt_BR |
dc.subject | Cultura afro-brasileira | pt_BR |
dc.subject | Prática docente | pt_BR |
dc.subject | Lei n° 10.639/2003 | pt_BR |
dc.subject | Afro-brazilian culture | pt_BR |
dc.subject | Teaching practice | pt_BR |
dc.subject | Law 10.639/2003 | pt_BR |
dc.title | A cultura afro-brasileira nos bancos escolares: um estudo de caso no Centro de Ensino Estado do Ceará na cidade de Bacabal-MA | pt_BR |
dc.title.alternative | Afro-brazilian culture in school banks: a case study at the Ceará State Teaching Center in the city of Bacabal-MA | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC de Graduação em Ciências Humanas/Sociologia do Campus de Bacabal |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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RAFAELA-COSTA.pdf | Trabalho de Conclusão de Curso | 346,26 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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