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Título: Análise da rotulagem nutricional de alimentos doces comercializados em supermercados em São Luís - MA
Título(s) alternativo(s): Analysis of the nutritional labeling of sweet foods marketed in supermarkets in São Luís - MA
Autor(es): NASCIMENTO, Carol Sousa do
Palavras-chave: Rotulagem nutricional
Alimentos doces
Legislação
Nutritional labeling
Sweet food
Legislation
Data do documento: 17-Out-2018
Resumo: A rotulagem nutricional é importante para o consumidor. Por meio dela, dela ele conhece o produto, sua origem e o que ele pode lhe oferecer, propiciando, assim, uma comunicação entre a indústria, o produto e o consumidor. Os alimentos doces, como barras de chocolate, bombons, geleias, brownies, são amplamente consumidos pela população, o que pode contribuir para o aumento da prevalência de doenças como obesidade, hipertensão arterial, diabetes e dislipidemias. Por isso, a rotulagem deve estar de acordo com a legislação vigente, para que o consumidor não seja induzido por qualquer inadequação quanto ao rótulo. O presente estudo teve como objetivo analisar os rótulos de alimentos doces comercializados em supermercados no município de São Luís/MA. A avaliação foi realizada por meio de uma lista estruturada a partir das RDCs/ANVISA nº 25/2015, nº 259/2002, nº 359/2003 e nº 360/2003 e da Lei nº 10.674/2003. As principais irregularidades encontradas na rotulagem nutricional foram: a determinação incorreta do tamanho da porção (65%, n=39), a determinação equivocada da medida caseira (65%, n=39) e a ausência da identificação do lote (15%, n=9). A data de validade, o conteúdo líquido e a lista de ingredientes estavam adequados em todos os rótulos. Estas inadequações conduzem o consumidor ao erro ao escolher seus alimentos, o que pode contribuir para a seleção de produtos com densidade energética acima do recomendado. Estes resultados indicam a necessidade da adequação dos rótulos às normas correspondentes, por parte dos fabricantes, e a necessidade de maior fiscalização por parte dos órgãos competentes, bem como a participação dos consumidores na denuncia dos rótulos inadequados.
Descrição: ABSTRACT Nutrition labeling is important to the consumer. Through it, he knows the product, its origin and what it can offer, thus providing a communication between industry, product and consumer. Sweet foods such as chocolate bars, chocolates, jellies, brownies are widely consumed by the population, reflecting the high prevalence of diseases such as obesity, high blood pressure, diabetes and dyslipidemias. Therefore, the labeling must be in accordance with current legislation, so that the consumer is not led by any inadequacy regarding the label. The present study aimed to analyze the labels of sweet foods marketed in supermarkets in the municipality of São Luís / MA. The evaluation was carried out through a structured list based on the RDCs / ANVISA no. 25/2015, no. 259/2002, no. 359/2003 and no. 360/2003 and with Law 10,674 / 2003. The main irregularities found in nutritional labeling were: incorrect determination of portion size (65%, n = 39), misidentification of the home measure (65%, n = 39) and absence of batch identification (15% n = 9). The expiration date, the liquid content and the ingredient list were adequate on all labels. These inadequacies lead the consumer to error in choosing their food, which can contribute to the selection of products with energy density above recommended. These results indicate the need for manufacturers to match their labels to the corresponding standards and the need for greater scrutiny by the competent bodies, as well as the participation of consumers in the reporting of inappropriate labels.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/2996
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Nutrição do Campus do Bacanga

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