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dc.contributor.authorBRAGA, Caio Willi Correa-
dc.date.accessioned2019-04-25T16:40:33Z-
dc.date.available2019-04-25T16:40:33Z-
dc.date.issued2018-07-12-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/3004-
dc.descriptionABSTRACT Due to the increasing demand for new materials for use in paving due to the increase of the road network of the metropolitan area of São Luís - MA (composed by: São José de Ribamar, Paço do Lumiar, Maiobão and Raposa) and also by factors related to costs with transport, it is interesting to characterize the physical and mechanic soils for the use in base layers, sub-base and reinforcement of the floor screed. Therefore, this work aimed to characterize two soil samples (denominated sample 01 and sample 02) collected in a deposit in the region of São José de Ribamar known as "Fazenda do Reginaldo", located in the Juçatuba neighborhood, on the Santa Maria road. Based on the results obtained, it was proposed a sizing using the DNIT empirical method, showing if these are materials that can be used in paving and its use (base, sub-base or subgrade reinforcement) for each sample collected. The characterization of these materials was done using the granulometry, compaction, expansion and CBR tests, according to their respective technical standards, where the data obtained in these tests are of extreme importance with regard to the use in layers of asphalt pavement. Sample 01 presented a CBR in the optimum humidity of the order of 38% and an expansion in the order of 0.14%. On the other hand, sample 02 presented in the optimal humidity a CBR of the order of 16% and an expansion of 0.38%. Thus, sample 01 was shown to be suitable as a sub-base layer and subgrade reinforcement for asphalt pavements and sample 02 proved to be useful for use as a reinforcement layer of the subgrade.pt_BR
dc.description.abstractDevido à crescente demanda de novos materiais para uso em pavimentação em consequência do aumento da malha viária da região metropolitana de São Luís – MA (composta por: São José de Ribamar, Paço do Lumiar, Maiobão e Raposa) e também por fatores relacionados aos custos com transportes, tem-se o interesse em caracterizar física e mecanicamente os solos para a utilização em camadas de base, sub-base e reforço do subleito de pavimentos. Portanto, este trabalho buscou caracterizar duas amostras de solos (denominadas amostra 01 e amostra 02) coletadas em uma jazida na região de São José de Ribamar conhecida como “Fazenda do Reginaldo”, localizada no bairro de Juçatuba, na estrada de Santa Maria. Com base nos resultados obtidos, foi proposto um dimensionamento utilizando o método empírico do DNIT mostrando se esses são materiais que podem ser utilizados em pavimentação e qual a sua serventia de uso (base, sub-base ou reforço de subleito) para cada amostra coletada. A caracterização desses materiais foi feita utilizando os ensaios de granulometria, compactação, expansão e CBR, de acordo com suas respectivas normas técnicas, onde os dados obtidos nesses ensaios são de extrema importância no que diz respeito à utilização em camadas de pavimento asfáltico. A amostra 01 apresentou um CBR na umidade ótima da ordem de 38% e uma expansão na ordem de 0,14%. Já a amostra 02 apresentou na umidade ótima um CBR da ordem de 16% e uma expansão de 0,38%. Assim, a amostra 01 se mostrou apta a ser utilizada como camada de sub-base e reforço de subleito para pavimentos asfálticos e a amostra 02 se mostrou útil para a utilização como camada de reforço do subleito.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopt_BR
dc.subjectDimensionamentopt_BR
dc.subjectPavimentospt_BR
dc.subjectCamadaspt_BR
dc.subjectMateriaispt_BR
dc.subjectSizingpt_BR
dc.subjectPavementspt_BR
dc.subjectLayerspt_BR
dc.subjectMaterialspt_BR
dc.titleDimensionamento de pavimento flexível: aplicação de materiais como camadas de pavimento pelo método empírico de dimensionamento do DNITpt_BR
dc.title.alternativeFlexible pavement design: application of materials such as pavement layers by the empirical method of designing the DNITpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Engenharia Civil do Campus Bacanga

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