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Título: Estudo de caso sobre avaliação funcional objetiva da avenida Daniel de La Touche (Sentido 1) em São Luís - MA
Título(s) alternativo(s): Case study on objective functional evaluation of the Daniel de La Touche avenue (Sense 1) in São Luís - MA
Autor(es): LINHARES, Adriano Ricardo
Palavras-chave: Avaliação funcional objetiva
Conceitos de degradação
Defeitos
Índice de gravidade global
Segmentos homogêneos
Pavimento
Objective functional function
Concepts of degradation
Defects global severity index
Homogeneous segments
Floor
Data do documento: 12-Jul-2018
Editor: Universidade Federal do Maranhão
Resumo: Todo pavimento construído sofre diversas ações de degradação que afetam diretamente sua funcionalidade. As principais características de um pavimento é proporcionar conforto e segurança aos usuários, objetivos nos quais são prejudicados pela falta de manutenção e pelo próprio envelhecimento da via. Essa diminuição de serventia é esclarecida pelo aparecimento de defeitos na via e servem de base para avaliações funcionais. A avaliação funcional é um método que analisa o desempenho da superfície do pavimento a partir dos defeitos encontrados, conceituando-o em “ótimo”, “bom”, “regular”, “ruim” ou “péssimo”. O presente trabalho em estudo objetiva avaliar e classificar a funcionalidade da Avenida Daniel de La Touche, localizada na cidade de São Luís - MA. O método adotado está normalizado pela norma DNIT – PRO 006/2003 que estabelece técnicas de realizar a Avaliação Objetiva da Superfície de pavimentos flexíveis e semi-rígidos. O sentido analisado foi dividido em segmentos homogêneos (SH’s), ou seja, subtrechos com frequência de defeitos semelhantes. Calculou-se o valor do Índice de Gravidade Global (IGG), que possibilitou classificar a via em conceitos de degradação. Após os resultados verificou-se que todos os segmentos no sentido escolhido da avenida apontaram índices “ruins” de serventia. Isso demonstra a falta de manutenção da via, indicando a necessidade de reestabelecer as condições favoráveis da avenida por meio de medidas de recuperação para proporcionar uma melhor segurança e conforto aos usuários.
Descrição: ABSTRACT The entire process has multiple degradation actions that affect its functionality. The main characteristics of a pavement is to provide comfort and safety to the users, objectives in which they are harmed by the lack of maintenance and the very aging of the road. This decrease in usefulness is clarified by the appearance of defects in the pathway and serves as the basis for functional evaluations. The functional evaluation is a method that analyzes the performance of the pavement surface from the defects found, conceptualizing it in "good", "good", "regular", "bad" or "bad". This study aims to evaluate and classify the functionality of Avenida Daniel de La Touche, located in the city of São Luís - MA. The adopted method is normalized by the standard DNIT - PRO 006/2003 that establishes techniques to realize the Objective Evaluation of the Surface of flexible and semi - rigid pavements. The analyzed sense was divided into homogeneous segments (SH's), that is, sub-faults with frequency of similar defects. The value of the Global Severity Index (IGG) was calculated, which made it possible to classify the route in degradation concepts. After the results it was verified that all the segments in the chosen direction of the avenue pointed "bad" indices of use. This demonstrates the lack of road maintenance, indicating the need to reestablish the favorable conditions of the avenue through recovery measures to provide better safety and comfort to users.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/3006
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Engenharia Civil do Campus Bacanga

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