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Título: Análise do potencial de integração de bicicletas com o transporte público: um estudo de caso do terminal de integração Cohama/Vinhais em São Luís - MA
Título(s) alternativo(s): Analysis of the potential of bicycle integration with public transport: a case study of the Cohama / Vinhais integration terminal in São Luís - MA
Autor(es): CARVALHO, Giovana Rabelo
Palavras-chave: Integração de modais
Motorizado
Não-motorizado
Transporte público
Integration of modal
Motorizado
Non-motorized
Bicycle
Public transport
Data do documento: 11-Jul-2018
Editor: Universidade Federal do Maranhão
Resumo: A engenharia de tráfego sem o planejamento urbano se transforma em um trabalho paliativo e uma das formas de mitigar os transtornos causados por essa falta de planejamento é a valorização de diferentes modais de transporte. A combinação entre os modais de transporte público coletivo (TPC) de alta capacidade e a bicicleta proporciona a ampliação da zona de abrangência do TPC quando a bicicleta tem o seu potencial de modal alimentador explorado. Isso acontece porque apesar da bicicleta ser um veículo não motorizado, ela consegue cumprir pequenos percursos mais rapidamente que veículos motorizados uma vez que realiza viagens porta a porta, sem a necessidade de paradas durante o percurso. Nesse sentido, a integração de modais também é uma alternativa de acesso para moradores de regiões com poucas opções de linhas de ônibus alimentadoras e uma forma de diminuição de custo de tais linhas, que normalmente são as menos rentáveis. Com isso, o presente estudo aborda a integração modal na capital maranhense, São Luís, focando na relação entre o ônibus e a bicicleta no Terminal de Integração (TI) Cohama/Vinhais, cuja localização é próxima a um dos principais pontos de congestionamento da cidade. A análise se sucedeu por meio da verificação da malha cicloviária existente na cidade, entrevistas com usuários de transporte coletivo do TI Cohama/Vinhais e com ciclistas. Assim, objetivou-se verificar qual a malha cicloviária disponível na cidade, o grau de interesse dos entrevistados pela integração de modal e qual a principal rota que eles costumam utilizar para acessar a estação de ônibus. A pesquisa foi apoiada em literatura específica sobre integração de modais e complementada pelo mapeamento dos dados obtidos. O levantamento realizado revelou uma desconexão entre as vias cicloviárias existentes, consonância entre a literatura e a amostra populacional entrevistada porque estes se mostraram favoráveis à integração de modais, queixas similares às mencionadas na bibliografia e que a rota mais utilizada dentro zona de abrangência do TPC se inicia na rua Aririzal e segue pela avenida Daniel de La Touche até o terminal.
Descrição: ABSTRACT Traffic engineering without urban planning becomes a palliative work and one of the ways to mitigate the inconveniences caused by this lack of planning is the valuation of different transport modes. The combination of high capacity public transport (PC) and the bicycle provides the extension of the PC range when the bicycle has its potential for modal feeder operation. This is because despite the fact that the bicycle is a non-motorized vehicle, it can handle smaller routes faster than motorized vehicles because it carries out door-to-door travel without the need for stops during the journey. In this sense, the integration of modal is also an alternative access for residents of regions with few options of feeder bus lines and a way of reducing the cost of such lines, which are usually the least profitable. With this, the present study approaches the modal integration in the capital of Maranhão, São Luís, focusing on the relationship between bus and bicycle in Cohama/Vinhais Integration Terminal (IT), whose location is close to one of the city's main congestion points. The analysis was carried out by means of the verification of the existing cycle network in the city, interviews with users of collective transportation of IT Cohama/Vinhais and with cyclists. Thus, the objective was to verify the cycle network available in the city, the degree of interest of the interviewees by the integration of modal and what is the main route that they usually use to access the bus station. The research was supported in specific literature on integration of modalities and complemented by the mapping of the data obtained. The survey carried out revealed a disconnection between existing bicycle lanes, a consonance between the literature and the population sample interviewed because they were favorable to the integration of modalities, similar complaints to those mentioned in the bibliography, and that the route most used within the coverage area of the PC starts at Aririzal Street and continues along Daniel de La Touche Avenue to the terminal.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/3014
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Engenharia Civil do Campus Bacanga

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