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Título: Considerações sobre a formação e a atuação em testagem e avaliação psicológica no contexto organizacional e do trabalho em São Luis - MA
Título(s) alternativo(s): Considerations on training and performance in psychological testing and evaluation in the organizational and work context in São Luis - MA
Autor(es): GASPAR, Andressa dos Santos
Palavras-chave: Avaliação psicológica
Contexto organizacional e do trabalho
Ética
Psychological assessment
Work and organizational area
Ethic
Data do documento: 18-Jul-2017
Editor: Universidade Federal do Maranhão
Resumo: Com as constantes mudanças mercadológicas e a necessidade de aquisição e manutenção de capital intelectual, o trabalho do psicólogo organizacional e a utilização de suas técnicas tornou-se imprescindível para as empresas. Por isso, este estudo teve como objetivo analisar e elaborar considerações acerca da maneira com que a avaliação psicológica vem sendo utilizada no contexto organizacional e do trabalho, bem como suas implicações para essa área e para a evolução do saber psicológico. A coleta de dados foi realizada de forma online, através do envio de um questionário eletrônico por plataformas como Facebook e Whatsapp. O instrumento utilizado foi o Questionário de Avaliação Psicológica no Contexto Organizacional, elaborado para esta pesquisa. A amostra foi constituída por 32 psicólogos, predominantemente mulheres, residentes em São Luís- MA, com tempo médio de 9 anos de atuação na área de Psicologia Organizacional e do Trabalho. Para a análise dos dados, utilizou-se a estatística descritiva, por meio de frequências, médias e desvios-padrão. Os resultados mostraram que a formação em avaliação psicológica é percebida como deficitária pelos profissionais psicólogos. Revelaram também que os processos organizacionais mais utilizados são a entrevista, a observação, a análise documental, sendo os testes e dinâmicas usadas com menor frequência. Os testes apontados como mais utilizados foram o Palográfico, o teste de Atenção Concentrada (AC) e o Teste de Inteligência não verbal, R-1. Quando ao seguimento de normas de aplicação e mensuração de testes, de acordo com o manual, os psicólogos examinados indicaram seguir as regras contidas nos mesmos, entretanto, verificou- se fragilidade no que diz respeito ao conhecimento das resoluções do Conselho Federal de Psicologia que norteiam a avaliação psicológica no Brasil. Portanto, foi possível observar e concluir que o conhecimento dos psicólogos organizacionais que participaram desta pesquisa, tanto em avaliação psicológica, quanto na POT são limitados o que dificulta na identidade do psicólogo ao conduzir seu trabalho e ao utilizar as ferramentas que lhe são próprias da psicologia, de forma coerente.
Descrição: ABSTRACT The role of work and organizational psychology and their various techniques has become quite important inside companies due to the ongoing marketing changes and the need of acquisition and maintenance of intellectual capital. Then the aim of this study is to analyze and discuss about how psychological assessment is handled inside the work and organizational area, as well as its implication and contributions to the psychological knowledge. The collection of data has been carried out through Internet by sending all participants questionnaires via Facebook and Whatsapp. The instrument was the Questionnaire of Psychological Assessment focused on work and organizational area. The sample was represented by 32 psychologists, most of them women, who live in São Luís and have been working in the area at least for 9 years. To analyze data was used descriptive statistics through its aspects such as frequency, average and standard deviation. As a result, psychologists have denounced the perception of deficiencies in the forming of psychological assessment. Besides, they reported the low use of psychological assessment in comparison of interviews, observations and documental analysis. Among the tests most used are Palography, Concentrated Attention (AC) and Nonverbal Intelligence, R-1. On the following of rules, application of tests and evaluation of their results, psychologists declared that they generally follow the manual of the tests but there is a perception of lack of knowledge about resolutions from the Federal Council of Psychology which guide psychological assessment in Brazil. In conclusion, this study has observed that psychologists face some limits of knowledge about -psychological assessment and work and organizational area and, consequently, it is an issue that gets worse the way how psychologists see their role in the companies and how they handle their instruments of work.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/3018
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Psicologia do Campus do Bacanga

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