Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/3023
Título: Variáveis psicológicas associadas à autoeficácia de desempenho em judocas
Título(s) alternativo(s): Psychological variables associated with performance self-efficacy in judokas
Autor(es): JACINTO, Járede de Jesus Silva Souza
Palavras-chave: Avaliação psicológica
Psicologia do esporte
Judô
Variáveis psicológicas
Psychological evaluation
Sports psychology
Judo
Psychological variables
Data do documento: 21-Jul-2017
Editor: Universidade Federal do Maranhão
Resumo: A avaliação psicológica no esporte pode ser definida como a investigação científica dos efeitos de processos psicológicos como cognição, aprendizagem, atenção, motivação, ansiedade e estresse, que ocorrem nos contextos que envolvem uma atividade física. Na prática do judô, um dos esportes mais praticados no Brasil e no mundo não é diferente e o estudo e a avaliação de tais variáveis podem gerar benefícios para os atletas e contribuir para preencher lacunas acadêmicas sobre o tema. Este estudo objetivou investigar as relações entre ansiedade, estresse motivação e autoeficácia de desempenho em judocas, em função da idade, número de competições e tempo de prática na modalidade. A amostra foi obtida por conveniência e composta por 30 participantes, atletas praticantes de judô, sendo 21 homens e 9 mulheres. Trata-se de uma pesquisa de campo quali-quantitativa. Para a coleta de dados, primeiramente foi utilizada uma estratégia online. Para isso, foi realizada a divulgação da pesquisa em redes sociais, convidando-se os judocas e disponibilizando-se o link do questionário online aos indivíduos que manifestaram cumprir os critérios de inclusão e interesse em participar do estudo. Outro método de coleta de dados foi através de contatos com duas academias de judô de São Luís, sob autorização do senseis (professores) responsáveis pelas academias, oferecendo explicações sobre a natureza do estudo e solicitando autorização para realizar a coleta de dados com os judocas. Os instrumentos utilizados foram: ISSL, para estresse; SCAT, para ansiedade competitiva; MPAM-R, para motivação; e um questionário de identificação e caracterização do participante, que além de informações pessoais, avaliava o nível de autoeficácia percebida do judoca. Para a análise de dados, foram utilizados dois procedimentos: análise conteúdo das respostas obtidas na entrevista e análises estatísticas descritivas e inferenciais para os resultados dos instrumentos. Verificou-se que 93 % dos judocas apresentaram níveis baixos de ansiedade, apenas 10% dos judocas apresentaram níveis altos de estresse na fase exaustão, e níveis considerados médios a elevados de autoeficácia, e que a motivação para diversão e interesse é o principal motivo dos participantes para a prática do judô. Também foi encontrado que, as mulheres apresentaram níveis de estresse (resistência e exaustão) e ansiedade superior aos homens, atletas mais novos apresentaram níveis de estresse (alerta e exaustão) superiores aos atletas mais velhos, e atletas com menos tempo de prática apresentaram níveis de autoeficácia e estresse (alerta e exaustão) inferiores aos atletas com mais tempo de prática. Encontrou-se também correlação entre ansiedade e estresse – exaustão. Conclui-se, assim, que há vários aspectos psicológicos que podem exercer influência no desempenho competitivo e na saúde dos atletas de judô.
Descrição: ABSTRACT Psychological evaluation in sports can be defined as the scientific investigation of the effects of psychological processes, such as cognition, learning, attention, motivation, anxiety and stress, which occur in contexts involving physical activity. In the practice of Judo, one of the most practiced sports in Brazil and in the world is not different, and the study and evaluation of such variables can generate benefits for athletes and contribute to fill academic gaps on the subject. This study aimed to investigate the relationships between anxiety, stress motivation and performance self-efficacy in judokas, according to age, number of competitions and practice time in the modality. The sample was obtained by convenience and composed of 30 participants, judo athletes, being 21 men and 9 women. It was based on a field research, with a qualitative and quantitative approach. For the data collection, an online strategy was used first. For this, the research on social networks was carried out, the judokas were invited and the online questionnaire link was made available to individuals who stated that they met the criteria for inclusion and interest in participating in the study. Another method of data collection was through contacts with two judo academies of São Luís, under the authorization of the responsible teachers (senseis), offering explanations about the nature of the study and requesting authorization to perform data collection with judokas. The instruments used were: ISSL, for stress; SCAT, for competitive anxiety; MPAM-R, for motivation, and a questionnaire of identification and characterization of the participant, that besides personal information, evaluated the level of self-efficacy perceived of the judoka. For data analysis, two procedures were used: content analysis of the answers obtained in the interview and descriptive and inferential statistical analyzes for the results of the instruments. It was also found that, when women presented levels of stress (resistance and exhaustion) and anxiety higher than men, younger athletes presented higher levels of stress (alarm and exhaustion) than older athletes, and athletes with less practice time had levels of self-efficacy and stress (alarm and exhaustion) lower than the athletes with more time of practice. There was also a correlation between anxiety and stress - exhaustion. There was also a correlation between anxiety and stress - exhaustion. It is concluded, therefore, that there are several psychological aspects that can exert an influence on the competitive performance and health of judo athletes.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/3023
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Psicologia do Campus do Bacanga

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