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http://hdl.handle.net/123456789/3027
Título: | O fenômeno social chamado violência sexual: uma realidade de muitas crianças e adolescentes brasileiros |
Título(s) alternativo(s): | The social phenomenon called sexual violence: a reality of many Brazilian children and adolescents |
Autor(es): | SOARES, Jocy Grace Pereira |
Palavras-chave: | Violência sexual Crianças e adolescentes Psicologia sócio-histórica Construção identitária Vira Vida Exclusão social Sexual violence Children and adolescents Socio-historical sychology Vira vida Social exclusion Identity construction |
Data do documento: | 4-Set-2017 |
Editor: | Universidade Federal do Maranhão |
Resumo: | A violência sexual contra crianças e adolescentes é um tema que tem se tornado presente em diversas discussões no âmbito internacional e nacional, por representar uma violação dos direitos da população jovem. É um fenômeno social complexo e multidimensional que impacta diretamente no desenvolvimento humano. Por essa razão, o objetivo geral dessa pesquisa consistiu em analisar as implicações psicossociais da violência sexual sofrida na infância e/ou na adolescência para o desenvolvimento de adolescentes e jovens atendidos no Projeto Vira Vida/SESI. O referencial teórico utilizado para análise teve como fundamento os pressupostos da Psicologia Sócio-histórica e a teoria de Paul B. Baltes acerca do desenvolvimento ao longo da vida. Essa pesquisa documental foi realizada a partir da análise de conteúdo de doze relatos, reunidos em uma obra intitulada “VIRAVIDA: Histórias de Vidas Transformadas” do ano de 2013, em que jovens que sofreram violência sexual durante a sua infância e/ou adolescência contaram um pouco de suas histórias. Duas categorias emergiram da análise destes depoimentos: o reflexo da violência sexual no (e para) o processo de desenvolvimento e a realidade social de crianças e adolescentes vítimas de violência sexual. Com a realização desse estudo, foram identificadas as implicações que essa prática ilegal provoca na vida das vítimas, representando marcas que, em muitos casos, são difíceis de superar, impactando no crescimento desses jovens e tendo reflexos em todas as suas relações sociais. Pode-se compreender a relação dessa problemática com o processo de exclusão social à medida que se analisou pontos como estrutura familiar e qualidade de vida desses jovens, assim como a falta de oportunidades que representem alternativas de mudança de vida. Observou-se, ainda, a questão do processo de construção identitária em meio à realidade social em que as vítimas de violência sexual (sobre)vivem. |
Descrição: | ABSTRACT Sexual violence against children and adolescents is a topic that has become present in many discussions at the international and national levels, since it represents a violation of the rights of the young population. It is a complex and multidimensional social phenomenon that directly impacts human development. For this reason, the general objective of this research was to analyze the psychosocial implications of sexual violence suffered in childhood and / or adolescence for the development of adolescents and young people assisted in the Vira Vida / SESI Project. The theoretical framework used for analysis was based on the assumptions of Socio-historical Psychology and Paul B. Baltes' theory about lifelong development. This documentary research was carried out from the content analysis of twelve reports, gathered in a work entitled "VIRAVIDA: Stories of Transformed Lives" of the year 2013, in which young people who suffered sexual violence during their childhood and / or adolescence counted a Bit of their stories. Two categories emerged from the analysis of these testimonies: the reflection of sexual violence in (and for) the development process and the social reality of children and adolescents victims of sexual violence. With the accomplishment of this study, the implications that this illegal practice provoke in the life of the victims were identified, representing marks that, in many cases, are difficult to surpass, impacting in the growth of these young people and having reflexes in all their social relations. We can understand the relationship between this problem and the process of social exclusion as we analyzed aspects such as family structure and quality of life of these young people, as well as the lack of opportunities that represent alternative life-changing. It was also observed the question of the process of identity construction in the midst of the social reality in which the victims of sexual violence (about)live. |
URI: | http://hdl.handle.net/123456789/3027 |
Aparece nas coleções: | TCCs de Graduação em Psicologia do Campus do Bacanga |
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