Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/3029
Título: Limites e autonomia nas relações familiares: uma perspectiva gestáltica
Título(s) alternativo(s): Limits and autonomy in family relations: a gestalt perspective
Autor(es): MACHADO, Layana de Araújo
Palavras-chave: Relações familiares
Desenvolvimento infantil
Limites
Autonomia
Gestalt-terapia
Family relations
Child development
Limits
Autonomy
Gestalt-therapy
Data do documento: 12-Jul-2017
Editor: Universidade Federal do Maranhão
Resumo: A proposta primordial deste trabalho é analisar possíveis articulações relacionadas aos conceitos de limites e autonomia nas relações familiares, a partir de uma perspectiva gestáltica. Tal objetivo se configurou de modo específico através da investigação sobre as principais contribuições teóricas, pensadas pelos autores da Gestalt-terapia, relacionadas ao processo de desenvolvimento infantil e em relação aos demais conceitos desta abordagem psicológica como contato, fronteira de contato, campo, confirmação e frustração habilidosa e associá-los aos conceitos de limites e autonomia na dinâmica familiar. Nesse ensejo, realizou-se uma pesquisa bibliográfica de cunho fenomenológico em obras clássicas e contemporâneas da Gestalt-terapia e de autores que nos permitiram compreender esta temática de modo contextualizado. Após o levantamento bibliográfico acerca dessa temática, buscou-se realizar uma análise fenomenológica e uma discussão crítica sobre as articulações encontradas entre esses diversos conceitos, que tornaram perceptíveis a necessidade da presença dos limites nas relações familiares, tanto para o desenvolvimento infantil sadio como para a construção da identidade e da autonomia de pais e filhos envolvidos nessa dinâmica. Diante dessa conclusão, considerou-se também que essa pesquisa demonstrou sua relevância e alcançou seus objetivos científicos, assim como sua relevância social a partir do momento em que dissertou diretamente sobre como a presença dos limites e da autonomia, podem oferecer possibilidades de formação de indivíduos mais atentos as suas necessidades e que também consigam perceber e respeitar os limites do outro e de seu próprio contato com a realidade.
Descrição: ABSTRACT The main purpose of this work is to analyze possible articulations related to the concepts of limits and autonomy in family relations, under the Gestalt perspective. This objective was set up in a specific way through research on the main theoretical contributions, thought by the authors of Gestalt therapy, related to the process of child development and in relation to the other concepts of this psychological approach as contact, contact boundary, field, confirmation and Skillful frustration and associate them with the concepts of limits and autonomy in family dynamics. For that, a phenomenological bibliographical research was carried out in classical and contemporary works of Gestalt-therapy and authors that allowed us to understand this theme in a contextualized way. After a bibliographical survey about this theme, it was done phenomenological analysis and critical discussion about the articulations found between these diverse concepts were made, which made it possible to perceive the presence of limits in family relationships, both for healthy child development and for construction of the identity and autonomy of parents and children involved in this dynamic. Given this conclusion, it was also considered that this research demonstrated its relevance and achieved its scientific objectives, as well as its social relevance from the moment it spoke directly about how the presence of limits and autonomy, can offer possibilities of training individuals more attentive to their needs and also able to perceive and respect the limits of the other and their own contact with reality.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/3029
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Psicologia do Campus do Bacanga

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LAYANA-MACHADO.pdfTrabalho de Conclusão de Curso455,12 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.