Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/3031
Título: | Violência doméstica contra crianças e adolescentes: as medidas adotadas por uma escola pública |
Título(s) alternativo(s): | Domestic violence against children and adolescents: the measures adopted by a public school |
Autor(es): | LIMA, Steffi Greyce de Castro |
Palavras-chave: | Escola Violência doméstica contra crianças e adolescentes Psicologia escolar e educacional Educadores School Domestic violence against children and adolescents Educational and school psychology Educators |
Data do documento: | 27-Jun-2017 |
Editor: | Universidade Federal do Maranhão |
Resumo: | A violência doméstica contra crianças e adolescentes é um dos fatores responsáveis pelo baixo rendimento escolar e dificuldades de aprendizagem. A principal justificativa deste estudo foi o desejo de contribuir, por meio dos conhecimentos da Psicologia Escolar e Educacional, para o enfrentamento à violência junto com os educadores, atores de proteção no ambiente escolar. O objetivo desta pesquisa foi identificar as medidas adotadas por uma escola pública diante de casos de violência doméstica contra crianças e adolescentes. Os fundamentos teóricos sobre a violência doméstica contra crianças e adolescentes consideraram: conceitos, caracterização, classificação, a escola enquanto instituição social de proteção por intermédio dos educadores, os direitos garantidos pela Constituição brasileira e pelo Estatuto da Criança e do Adolescente, e a contribuição do psicólogo na prevenção, orientação, proteção e identificação de casos. Realizou-se uma pesquisa de campo com predomínio da abordagem qualitativa, em uma escola pública estadual na cidade de São Luís - MA, cujos participantes foram 20 profissionais sendo professores, técnicos e gestores. Os instrumentos utilizados foram: roteiro de entrevista, questionário de dados pessoais e profissionais; e para os procedimentos éticos, utilizou-se o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Os dados obtidos foram analisados à luz do método dialético, considerando três categorias. Os principais resultados, como exemplos, a dificuldade de identificar violência doméstica na escola e a falta de trabalho preventivo, notificações e relações com as redes de proteção, remeteram às conclusões deste estudo, que revelam especialmente: a necessidade urgente de formação continuada – sobre violência doméstica contra crianças e adolescentes – para os educadores, visando discutir no cenário atual a função social da escola e a proteção de seus atores, especialmente a dos menores protagonistas. |
Descrição: | ABSTRACT Domestic violence against children and adolescents is one of the factors responsible for low school performance and learning difficulties. The main justification for this study was the desire to contribute, through the knowledge of Educational and School Psychology, to the fight against this kind of violence along with the educators, main agents of protection in the school environment. This research aims to identify the measures adopted by a public school in the state of Maranhão, Brazil, in the face of cases of domestic violence against children and adolescents. The theoretical basis about domestic violence against children and adolescents consider: concepts, characterization, classification, the school as a social institution in which the educators are agents of protection, the rights guaranteed by the Brazilian Constitution and Brazil's Statute of the Child and the Adolescent, and the psychologist's contribution to the prevention and identification of violence cases, and to the orientation and protection of the people involved in such cases. A field research predominantly qualitative was then conducted in a public state school in the city of São Luís, Maranhão. Twenty professionals, among teachers, technicians and managers, were participants in thes study. The research tools used in this study were: an interview script and a questionnaire to collect personal and professional data from the participants. Regarding ethical procedures, an Informed Consent Form was used. The data obtained were analyzed using the dialectical method, considering three categories. The main findings - such as the struggle in identifying domestic violence in the school and the lack of preventive work, notifications and contact with safety nets - were linked with the conclusions of this study, that reveal especially: the urgent need for the continuing education of these professionals - on the subject of domestic violence against children and adolescents - aiming to discuss, in the current scenario, the social function of school and the protection of the people who are part of this environment. |
URI: | http://hdl.handle.net/123456789/3031 |
Aparece nas coleções: | TCCs de Graduação em Psicologia do Campus do Bacanga |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
STEFFI-LIMA.pdf | Trabalho de Conclusão de Curso | 1,1 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.