Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/3032
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSILVA, Thalita Andreia Sousa-
dc.date.accessioned2019-04-29T16:28:26Z-
dc.date.available2019-04-29T16:28:26Z-
dc.date.issued2017-07-17-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/3032-
dc.descriptionABSTRACT The present study had as objective to characterize the infantile clientele of the service-school from the Federal University of Maranhão (UFMA), seek to describe the socio demographic profile of the population; to categorize the complaints; and to perform a survey for the waiting list search, screening, customers service, abandonments, cases closed and forwarded in the period of 1994 to 2017. From the data collection from the handbooks, the data were tabulated in categories and analyzed quantitatively. The results indicated the existence of 28 (100%) handbooks of children and adolescents between the ages of 5 and 17 years. 18 (64.28%) cases are from masculine sex and 10 (35.71%) from the feminine sex, prevailed the age between 10 and 14 years, counting 11 casos (39,28%). Regard to the educational level, 21 (75%) had presented elementary education. According to the family income, predominated the category from 1 to 2 minimum wages, with 14 cases (50%). According to the demand for the service, it is distinguished that in 15 cases predominated the searching for the therapy performed by the mother (53.57%). Related to the customers care situation, the cases closed had prevailed, configuring 20 handbooks (71.42%); followed by 5 (17.85%) quitters. According to the complaints, the most frequent were: disturbances of non- explicit behaviors, 10 cases (35.71%); followed by the others category, 8 cases (28.57%); disturbances of explicit behavior, 6 cases (21.42%) and specific disturbance of development of the school abilities, 4 cases (14.28%). Considering the lack of systemized data, the study made it possible to the supervisors, therapist-trainees and the academic community in general to understand the main demands of the local population, what it allows an investment in studies, instruments and techniques of evaluation and intervention compared to these specific demands.pt_BR
dc.description.abstractO estudo teve como objetivo caracterizar a clientela infantil do Serviço-escola da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Procurou-se descrever o perfil sociodemográfico da população; categorizar as queixas; e realizar levantamento da procura por lista de espera, triagem, atendimentos, desistências, casos encerrados e encaminhados no período de 1994 a 2017. Dados dos prontuários foram tabulados em categorias e analisados quantitativamente. Os resultados indicaram a existência de 28 (100%) prontuários de crianças e adolescentes na faixa etária entre 05 e 17 anos. 18 (64,28%) do sexo masculino e 10 (35,71%) do sexo feminino, prevalecendo a faixa entre 10 e 14 anos, 11 casos (39,28%). No nível de escolaridade, 21 (75%) apresentaram o ensino fundamental. No que se refere à renda familiar, predominou a categoria de 1-2 salários mínimos, 14 casos (50%). Quanto à procura pelo serviço, destaca-se que na maioria, 15 casos, a busca foi realizada pela mãe (53,57%). Já à situação do atendimento, prevaleceram os casos encerrados, configurando 20 prontuários (71,42%); seguido de 05 (17,85%) desistentes. Em relação às queixas, as mais frequentes foram: Distúrbios de comportamentos não explícitos, 10 casos (35,71%); seguido das categorias: Outros, 8 casos (28,57%); Distúrbios de comportamento explícito, 6 casos (21,42%) e Distúrbios específicos do desenvolvimento e das habilidades escolares, 4 casos (14,28%). Considerando a carência de dados sistematizados, o estudo possibilitou aos supervisores, terapeutas-estagiários e à comunidade acadêmica, compreender as principais demandas da população local, o que permite um investimento em estudos, instrumentos e técnicas de avaliação e intervenção frente a essas demandas específicas.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopt_BR
dc.subjectServiço-escolapt_BR
dc.subjectCaracterizaçãopt_BR
dc.subjectClientela infantilpt_BR
dc.subjectService-schoolpt_BR
dc.subjectCharacterizationpt_BR
dc.subjectInfantile clientelept_BR
dc.titleCaracterização da clientela infantil atendida no Serviço-Escola da Universidade Federal do Maranhãopt_BR
dc.title.alternativeCharacterization of the children's clientele attended at the School-Service of the Federal University of Maranhãopt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Psicologia do Campus do Bacanga

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
THALITA-SILVA.pdfTrabalho de Conclusão de Curso635,54 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.