Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/3033
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dc.contributor.authorNEIVA, Yuri Pacheco-
dc.date.accessioned2019-04-29T16:35:29Z-
dc.date.available2019-04-29T16:35:29Z-
dc.date.issued2017-07-24-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/3033-
dc.descriptionABSTRACT Anxiety in social situations is a common reaction experienced by everyone, it has adaptive value. This trait, when experienced with excessive tension during social and performance situations, may lead to social anxiety disorder. There are few studies about the subject, especially in the university population that has to deal with new demands and have a social performance considered competent in different academical situations and personal life. Considering the specificities of this context, previous studies adapted to the brazilian context the Social Anxiety Test for University Students (TASU), developed in Argentina. The aim of the study hereby described, was to add evidences of psicometrics quality to the Brazilian version of the instrument from internal structure validity, validity by convergence among contructs and reliability. The data collection for the research was conducted from a sample of 298 university students, from different regions and different areas of knowledge, most of them between 18 and 25 years old. The results found showed that the adapted version of TASU is adequate to the brazilian context with satisfactory adjustment indexes to the proposed model (GFI= 0.85, CFI=0.90; RMSEA=0.075, CMIN/DF=2.45), good precision values (Composite reliability= 0.95; Cronbach`s Alpha =0.94) and validity convergence with the Social Skills Inventory and the Major Depressions Inventory. It is possible to conclude that the instrument has good psicometrics quality, meeting the standard criteria of the 002/2003 Resolution from the Federal Psychology Counsel.pt_BR
dc.description.abstractA ansiedade frente a situações sociais é uma reação comum, experienciada por todos e possui um caráter adaptativo. Tal traço, quando a tensão frente a interações sociais e de desempenho torna-se excessiva, desencadeia diversos prejuízos e pode levar a um transtorno de ansiedade social. Existem poucos estudos sobre a temática, em especial na população universitária, que precisa lidar com novas demandas e ter um desempenho social avaliado como competente, em diversas situação acadêmicas e na vida pessoal. Tendo em vista as especificidades desse contexto, estudos prévios adaptaram para o contexto brasileiro o Teste de Ansiedade Social para Universitários (TASU), desenvolvido originalmente na Argentina. O objetivo do estudo aqui apresentado foi adicionar evidências de qualidades psicométricas para a versão brasileira do instrumento a partir da validade da estrutura interna, validade por convergência entre construtos e fidedignidade. A coleta de dados para realização da pesquisa foi conduzida com uma amostra de 298 estudantes universitários, de diversas regiões do Brasil, de diferentes áreas de formação, em sua maioria com idade entre 18 e 25 anos. Os resultados encontrados demonstraram que a versão adaptada do TASU é adequada para o contexto brasileiro com índices de ajuste satisfatórios ao modelo proposto (GFI=0,85; CFI=0,90; RMSEA=0,075, CMIN/DF=2,45), com bons índices de precisão (Confiabilidade composta = 0,95; Alfa de Cronbach=0,94), e evidências de validade convergente com o Inventário de Habilidades Sociais e o Inventário de Depressão Maior. A partir disso, é possível concluir que o instrumento possui boa qualidade psicométrica, atendendo os critérios da Resolução 002/2003 do Conselho Federal de Psicologia.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopt_BR
dc.subjectAnsiedade socialpt_BR
dc.subjectUniversitáriospt_BR
dc.subjectAnálise fatorial confirmatóriapt_BR
dc.subjectTASUpt_BR
dc.subjectSocial anxietypt_BR
dc.subjectUniversity studentspt_BR
dc.subjectConfirmatory factor analysispt_BR
dc.subjectTASUpt_BR
dc.titleConfirmação da estrutura fatorial do teste de ansiedade social para universitários (TASU)pt_BR
dc.title.alternativeConfirmation of the factorial structure of the social anxiety test for college students (TASU)pt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Psicologia do Campus do Bacanga

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