Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/3038
Título: Habilidades sociais e competência acadêmica em alunos do ensino fundamental: um estudo exploratório
Título(s) alternativo(s): Social skills and academic competence in elementary school students: an exploratory study
Autor(es): FERNANDES, Laryssa Mendonça
Palavras-chave: Habilidades sociais
Desempenho acadêmico
Competência acadêmica
Dificuldades escolares
Social skills
Academic performance
Academic competence
School problems
Data do documento: 31-Jan-2018
Editor: Universidade Federal do Maranhão
Resumo: A temática das habilidades sociais (HS) tem sido discutida em diversos contextos, não só no âmbito da psicologia, mas na pedagogia, antropologia e neurociências. A grande razão dessa temática estar em evidência concentra-se nas possibilidades dos indivíduos tornarem-se mais competentes socialmente e consequentemente ter um melhor desempenho com seus pares em diversos contextos. Os estudos de HS associado à Competência Acadêmica (CA) desperta o interesse de estudiosos, pois, observam-se altos índices de fracasso escolar associados não somente a questões educacionais, como também a questões emocionais e comportamentais das crianças. Assim, o objetivo desta investigação é analisar as e competência acadêmica de alunos do ensino fundamental. Para isso, foi realizada uma pesquisa do tipo descritiva e correlacional, na qual participaram 12 crianças que, de forma voluntária e anônima, após a assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) e Termo de Assentimento (TA), responderam ao Inventário de Habilidades Sociais e Competência Acadêmica para Crianças (SSRS). Os dados foram analisados no programa Statistical Package for the Social Sciences (SPSS) versão 20.0. A auto avaliação das crianças indicou um “Repertório elaborado de HS”, onde o fator que obteve a maior pontuação foi o de “Autocontrole e Civilidade” e o menor, o de “Assertividade Avaliação dos professores sobre as habilidades sociais dos alunos indicou um “Bom Repertório de HS”, onde o fator com a maior pontuação foi o de “Assertividade” e “Desenvoltura Social” e o fator com a menor pontuação foi o de “Cooperação e Afetividade”. Com relação a Competência Acadêmica (CA), os alunos obtiveram um resultado de “CA Média Inferior”. A correlação entre Habilidades Sociais e Competência Acadêmica foi direta, forte e altamente significativa (Rho=0,823, p<0,01).
Descrição: ABSTRACT The thematic of Social Skills (SS), it has been discussed in many contexts, not only on psychology area, but in pedagogy, anthropology and neurosciences. The reason of this theme be in evidence is concentrate on the individuals possibilities to became more socially competent and have a better performance with theirs peers in different contexts. The resources about SS, associate with Academic Competence (AC), raise the interest of scholars, because of the high index of school failure associate, not only with educational problems, but also with emotional and behavioral questions. Therefore, the goal of this study is to analyze SS and the CA of children in elementary school. For that, it was made a descriptive and correlational resource, in which 12 elementary school children agrees to participate, on a voluntary and anonymous way, after to sign the Term of Free and Informed Consent, and the Assent Term, answered to one Social Skill Rating System. The data were analyzed in the statistical program Statistical Package for the Social Sciences (SPSS) version 20.0. The correlation between SS and AC was, direct, strong and highly significant (rho= 0,823, p<0,01).
URI: http://hdl.handle.net/123456789/3038
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Psicologia do Campus do Bacanga

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LARYSSA-FERNANDES.pdfTrabalho de Conclusão de Curso463,67 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.