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http://hdl.handle.net/123456789/3042
Título: | Uma fenomenologia do teatro pós-moderno: a (re) constituição metodológica do psicodrama |
Título(s) alternativo(s): | A phenomenology of postmodern theater: the methodological (re) constitution of psychodrama |
Autor(es): | MARQUES, Raul Marcos Carvalho Cantanhede |
Palavras-chave: | Fenomenologia Psicodrama Psicoterapia Teatro Phenomenology Psychodrama Psychotherapy Theater |
Data do documento: | 19-Dez-2017 |
Editor: | Universidade Federal do Maranhão |
Resumo: | O objetivo central deste trabalho é (re) constituir, a partir de uma leitura histórico-crítica, a concepção metodológica do Psicodrama. O trabalho pretende (re) velar a relevância do Psicodrama de Jacob Levy Moreno (1889-1974) como alternativa para prática de uma psicoterapia de orientação fenomenológica, que se dá através de uma prática teatral pós-moderna, destacando os pontos de aproximação deste com o método fenomenológico husserliano e com o método de atuação teatral (o chamado Sistema) de Constantin Stanislavski (1863-1938). Este trabalho se realiza em dois capítulos centrais: o primeiro capítulo trata de levantar e sistematizar a biografia e principais conceitos teóricos de Stanislavski e Moreno. Apresentando a proposta de teatro dos dois autores e, no caso de Moreno, também sua proposta de psicoterapia. O segundo capítulo, através da análise fenomenológica, evidencia a aproximação dos principais conceitos teóricos do método psicodramático às etapas do método fenomenológico husserliano e do Sistema de Stanislavski. Observo que no segundo capítulo será (re) velada a atitude fenomenológica presente no Sistema. O método utilizado neste trabalho foi o fenomenológico husserliano e o referencial teórico constituído por Edmund Husserl (1859-1938), Constantin Stanislavski e Levy Moreno. Argumento que Moreno concebeu uma possibilidade de psicoterapia que, mesmo indiretamente, mesclava elementos práticos dos exercícios teatrais do Sistema com uma orientação fenomenológica, buscando promover uma clínica que permitisse ao cliente a possibilidade de dramatizar o seu vivido para ampliar o nível de percepção das manifestações de si. |
Descrição: | ABSTRACT The central objective of this work is to (re) constitute, from a historical-critical reading, the methodological conception of the Psychodrama. The work also intends to (re) watch the relevance of the Psychodrama of Jacob Levy Moreno (1889-1974) as an alternative to practice a psychotherapy of phenomenological orientation, which occurs through a postmodern theatrical practice, highlighting the points of approach of this with the Husserlian phenomenological method and Constantin Stanislavski's (1863-1938) method of theatrical performance (the so-called System). This work is carried out in two central chapters: the first chapter tries to raise and systematize the biography and main theoretical concepts of Stanislavski and Moreno. Presenting the theater proposal of the two authors and, in the case of Moreno, also his proposal of psychotherapy. The second chapter shows the approximation of the main theoretical concepts of the psychodramatic method to the steps of the Husserlian phenomenological method and the Stanislavski System. I note that the second chapter will be (re) veiled the phenomenological attitude present in the System. The method used in this work was the Husserlian phenomenology and the theoretical reference made up of Edmund Husserl (1859-1938), Constantin Stanislavski and Levy Moreno. Argument that Moreno conceived a possibility of psychotherapy that, even indirectly, combined practical elements of the theatrical exercises of the System with a phenomenological orientation, seeking to promote a clinic that would allow the client to dramatize his life to increase the level of self-manifestation. |
URI: | http://hdl.handle.net/123456789/3042 |
Aparece nas coleções: | TCCs de Graduação em Psicologia do Campus do Bacanga |
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