Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/3043
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSOUZA, Rayana Lorena Vieira de-
dc.date.accessioned2019-04-29T18:11:32Z-
dc.date.available2019-04-29T18:11:32Z-
dc.date.issued2017-12-18-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/3043-
dc.descriptionABSTRACT The central intention of this work is to analyze how the relation between practitioner and horse can occur through an empathic experience in the context of Equine therapy. The following specific objectives were developed during the research: to delineate historically the relationship between man and horse, to characterize Animal Assisted Interventions - IAA's and their categories, to present Equine therapy and its fundamental characteristics, as well as the concept of empathy for a phenomenological bias and, finally, to reflect critically on the application of the technique in Equine therapy. Equine therapy, a therapeutic and educational method, uses the horse in an interdisciplinary way (health, education and riding) with the central objective of developing biopsychosocially people with limitations and / or special needs. The involvement with the Equine Therapy, as a volunteer, charmed me and approached the man-horse relationship allowing the improvement of the experience. The Phenomenology of Edmund Husserl and Edith Stein was the epistemological, theoretical and methodological foundation that allowed the analysis of the phenomena that became evident in Equine therapy. The methodology used was qualitative by the recording of the observations, bibliographical research, documentary and in the virtual environment, reflections on the lived and writing of the text. It was noticed that the continuous exchange, reciprocal and affective, characterize the man-animal relationship in the context of Equine therapy. It was observed, experienced and reflected how the practitioners (person in attendance in the Equine therapy) interacted with the actions of the horse with extreme affection and care, in an exchange of feelings, acts and perceptions. The horse, in its way, corresponded to the bond and the affection expended. In this way, as well as the relationship between men, empathy is also present in the relationship with the animal, from the perception of a being that differs from me in certain aspects, but that as I live and feels. Such experience can bring social and psychological benefits as the practitioner who empathizes with the animal becomes available to the well-being of the other, collaborating for the cultivation of relationships of affection, care, as well as more harmonious social relations. This proposal is only a gateway to the present theme and it was intended to allow it to transcend the technicist vision present in this type of IAA's. The studies allowed to reach the conclusion that the Equine therapy is immersed in the scientific positivism reducing the horse to a simple resource and the relation between man and horse to mere technique.pt_BR
dc.description.abstractA intenção central deste trabalho é analisar como a relação entre praticante e cavalo pode ocorrer por meio de uma vivência empática no contexto da Equoterapia. Ao longo da pesquisa abordo os seguintes objetivos específicos: delinear historicamente a relação entre homem e cavalo, caracterizar as Intervenções Assistidas por Animais – IAA’s e suas categorias, apresentar a Equoterapia e suas características fundamentais, bem como o conceito de empatia por um viés fenomenológico e por fim, refletir criticamente sobre a aplicação da técnica na Equoterapia. A Equoterapia, método terapêutico e educacional, utiliza o cavalo de modo interdisciplinar (saúde, educação e equitação) com o objetivo central de desenvolver biopsicossocialmente pessoas com limitações e/ou necessidades especiais. O envolvimento com a Equoterapia, na condição de voluntária, encantou-me e aproximou-me da relação homem-cavalo permitindo o aprimoramento da vivência. A Fenomenologia de Edmund Husserl e Edith Stein foi a fundamentação epistemológica, teórica e metodológica que permitiu a análise dos fenômenos que se tornaram evidentes na Equoterapia. A metodologia utilizada foi qualitativa realizando registro das observações, pesquisa bibliográfica, documental e no meio virtual, reflexões sobre o vivido e redação do texto. Percebeu-se que a troca contínua, recíproca e afetiva caracterizam a relação homem e animal no contexto da Equoterapia. Foi observado, vivenciado e refletido como os praticantes (pessoa em atendimento na Equoterapia) interagiam com as ações do cavalo com extremo carinho e cuidado, em uma troca de sentimentos, atos e percepções. O cavalo, à sua maneira, correspondeu ao vínculo e ao afeto dispendido. Dessa maneira, assim como a relação entre homens, a empatia também está presente na relação com o animal, a partir da percepção de um ser que difere de mim em certos aspectos, mas que assim como eu vive e senti. Tal vivência pode trazer benefícios sociais e psicológicos à medida que o praticante que empatiza com o animal se coloca à disposição do bem estar do outro, colaborando para o cultivo de relações de afeto, cuidado, assim como relações sociais mais harmoniosas. Essa proposta é apenas uma porta de entrada para a presente temática e teve a intenção de permitir que fosse possível transcender a visão tecnicista presente neste tipo de IAA’s. Os estudos permitiram chegar à conclusão de que a Equoterapia está imersa no positivismo cientifico reduzindo o cavalo a um simples recurso e a relação entre homem e cavalo a mera técnica.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopt_BR
dc.subjectEquoterapiapt_BR
dc.subjectEmpatiapt_BR
dc.subjectFenomenologiapt_BR
dc.subjectIntervenções assistidas por animaispt_BR
dc.subjectEquine therapypt_BR
dc.subjectEmpathypt_BR
dc.subjectPhenomenologypt_BR
dc.subjectAnimal-assisted interventionspt_BR
dc.titleA equoterapia enquanto possibilidade de vivência empáticapt_BR
dc.title.alternativeEquine therapy as a possibility of empathic livingpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Psicologia do Campus do Bacanga

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RAYANA-SOUZA.pdfTrabalho de Conclusão de Curso790,3 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.