Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/3046
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorPAIVA, Thaylana da Silva-
dc.date.accessioned2019-04-29T18:41:13Z-
dc.date.available2019-04-29T18:41:13Z-
dc.date.issued2018-01-10-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/3046-
dc.descriptionABSTRACT The present study aims to analyze the Professional Orientation in group processes for adolescents from the performance of the Psychologist in the school field and under the Gestaltic approach. Thus, through a qualitative, bibliographical and phenomenological research it is proposed: to present, briefly, concepts and theories of the adolescent for Psychology; understand the ways of insertion and regulation of the Psychologist in the school field and identify the emergence of the first theories in Professional Guidance and Gestalt Pedagogy. Next, it is proposed to describe a program already carried out from the perspective of the proposed work and it is suggested some reflections and extensions of such intervention from the theoretical rescues carried out, and, above all, by emphasizing Gestaltpedagogia as a theoretical ally. Thus, it is considered not only that the intended understanding of the objectives was achieved through the theoretical interlocution carried out, but also that the scientific relevance and the social relevance of this work are evidenced, considering that the Professional Orientation for adolescents in group process and in the school field from a Gestalt perspective can allow professional choice to be part of a process of learning not only about a profession but, above all, about growth. And, that the performance in the school field, even in the face of so many specificities, can be directed to education as an ally in the promotion of health and quality of life of students who are more knowledgeable about themselves and their potentialities.pt_BR
dc.description.abstractO presente estudo objetiva analisar a Orientação Profissional em processos grupais para adolescentes a partir da atuação do Psicólogo no campo escolar e sob o enfoque Gestáltico. Deste modo, através de uma pesquisa qualitativa, bibliográfica e de cunho fenomenológico propõe-se: apresentar, brevemente, conceitos e teorias do adolescer para a Psicologia; compreender os modos de inserção e regulamentação do Psicólogo no campo escolar e identificar o surgimento das primeiras teorias em Orientação Profissional e da Gestaltpedagogia. Em seguida, propõe-se descrever um programa já realizado sob a perspectiva do trabalho proposto e sugere-se algumas reflexões e ampliações de tal intervenção a partir dos resgates teóricos realizados, e, sobretudo, através da ênfase na Gestaltpedagogia como aliada teórica. Deste modo, considera-se não só que a compreensão pretendida nos objetivos foi alcançada através da interlocução teórica realizada, como também, ressalta-se que são evidenciadas tanto a relevância científica quanto a relevância social deste trabalho ao considerar que a Orientação Profissional para adolescentes em processo grupal e no campo escolar sob a perspectiva Gestáltica pode propiciar que a escolha profissional seja parte de um processo não só de aprendizagem acerca de uma profissão, mas, sobretudo, de crescimento. E, que a atuação no campo escolar, mesmo diante de tantas especificidades consegue direcionar-se à educação como uma aliada na promoção da saúde e da qualidade de vida de alunos mais conhecedores de si mesmos e de suas potencialidades.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopt_BR
dc.subjectOrientação profissionalpt_BR
dc.subjectCampo escolarpt_BR
dc.subjectProcesso grupalpt_BR
dc.subjectGestaltpedagogiapt_BR
dc.subjectAbordagem gestálticapt_BR
dc.subjectProfessional orientationpt_BR
dc.subjectSchool fieldpt_BR
dc.subjectGroup processpt_BR
dc.subjectGestaltpedagogiapt_BR
dc.subjectGestalt approachpt_BR
dc.titleOrientação profissional em processos grupais no campo escolar: uma perspectiva gestálticapt_BR
dc.title.alternativeProfessional orientation in group processes in the school field: a gestalt perspectivept_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Psicologia do Campus do Bacanga

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
THAYLANA-PAIVA.pdfTrabalho de Conclusão de Curso456,75 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.