Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/3048
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dc.contributor.authorMACHADO, Ana Maria Araujo-
dc.date.accessioned2019-04-29T19:02:30Z-
dc.date.available2019-04-29T19:02:30Z-
dc.date.issued2018-12-18-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/3048-
dc.descriptionABSTRACT This monographic work has proposed to approach the formation and the teaching performance of the psychologist in higher education, focusing possibilities, limits and challenges in this process. It was developed based on bibliographical and documentary research, resorting to authors who work on this subject, with a critical and reflexive theoretical-methodological reference, as well as some basic institutional documents for the accomplishment of this academic production, accessible on the internet. It was considered important to understand the current reality of Psychology, to understand its historical course in Brazil, its constitution and regulation as a profession, taking into account its legal frameworks. It was also sought to identify elements that contributed to the configuration of the psychologist's performance in higher education, reflecting on his academic and teaching background, as well as on the place of teaching as a psychologist's field of work. From this perspective, a series of subsidies were developed for discussion based on a brief study of the curricular matrices of five institutions of higher education (IES) in the state of Maranhão, in the capital of São Luís: the Federal University of Maranhão - UFMA (Universidade Federal do Maranhão - UFMA) and four of the private sphere: the CEUMA University – UNICEUMA (Universidade CEUMA – UNICEUMA), the Don Bosco University Center – UNDB (Centro Universitário Dom Bosco – UNDB) , the Pitágoras College (Faculdade Pitágoras) and the University of Nassau – UNINASSAU (Centro Universitário Maurício de Nassau – UNINASSAU). It should be clarified that it was not possible to have access to the Pedagogical Projects of the Psychology Course of private IES because they are not available for public consultation, such as that of UFMA which is accessible through its website. It appears that there are many challenges and limits of the psychologist professor or professor psychologist who faces several impasses from excessive charges of employers, requirements of his profession of former of other professionals, titration as well as issues of professional identity. But it is also inferred that the field of work itself can be a place of possibilities according to the political, social and ethical commitment of the professional and of a critical and reflexive position assumed as subject in this process.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho monográfico se propôs a abordar a formação e a atuação docente do psicólogo no ensino superior, focando possibilidades, limites e desafios nesse processo. Desenvolveu-se com base em pesquisa bibliográfica e documental, recorrendo a autores que trabalham essa temática, com referencial teórico-metodológico crítico e reflexivo, bem como a alguns documentos institucionais básicos para a realização dessa produção acadêmica, acessíveis na internet. Considerou-se importante para compreender a realidade atual da Psicologia, entender o seu percurso histórico no Brasil, sua constituição e regulamentação enquanto profissão, tendo em conta seus marcos legais. Também buscou-se identificar elementos que contribuíssem para a configuração da atuação do psicólogo no ensino superior, refletindo acerca de sua formação acadêmica e docente, bem como do lugar da docência como campo de trabalho do psicólogo. Procurou-se aproximação da realidade de formação e atuação docentes no estado do Maranhão, precisamente na sua capital São Luís. Sob essa perspectiva foram levantados subsídios para discussão a partir de um breve estudo das matrizes curriculares de cinco instituições de ensino superior (IES) da capital que ofertam o curso de graduação em Psicologia, sendo uma da esfera pública: a Universidade Federal do Maranhão - UFMA e quatro da esfera privada: a Universidade CEUMA – UNICEUMA, o Centro Universitário Dom Bosco – UNDB, a Faculdade Pitágoras e o Centro Universitário Maurício de Nassau – UNINASSAU. Convém esclarecer que não foi possível ter acesso aos Projetos Pedagógicos do Curso de Psicologia das IES privadas porque não se encontram disponíveis para consulta pública, como o da UFMA que se encontra acessível por meio de seu website. Depreende-se que são muitos os desafios e limites do psicólogo formador ou do formador psicólogo o qual enfrenta diversos impasses desde cobranças excessivas das instituições empregadoras, exigências do seu ofício de formador de outros profissionais, de titulação, assim como questões de identidade profissional. Mas infere-se, outrossim, que o próprio campo de trabalho pode ser um lugar de possibilidades de acordo com o compromisso político, social e ético do profissional e de uma postura crítica e reflexiva assumida enquanto sujeito nesse processo.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopt_BR
dc.subjectFormação em Psicologiapt_BR
dc.subjectTrabalho docentept_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectFormation in Psychologypt_BR
dc.subjectTeaching workpt_BR
dc.subjectHigher educationpt_BR
dc.titleFormação e atuação docente do psicólogo no ensino superior - possibilidades, limites e desafiospt_BR
dc.title.alternativeTraining and teaching activities of the psychologist in higher education - possibilities, limits and challengespt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Psicologia do Campus do Bacanga

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