Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/3050
Título: Psicologia e suicídio na literatura: da experiência de ensino ao estudo bibliográfico
Título(s) alternativo(s): Psychology and suicide in literature: from teaching experience to bibliographic study
Autor(es): CORREIA, Cristiano Sousa
Palavras-chave: Psicologia
Literatura
Suicídio
Subjetividade
Psychology
Literature
Suicide
Subjectivity
Data do documento: 7-Jan-2019
Editor: Universidade Federal do Maranhão
Resumo: A presente pesquisa teve como objetivo estabelecer relações possíveis entre a Psicologia e a Literatura para a compreensão do fenômeno do suicídio evidenciando o modo como autores tentantes ou não de suicídio apresentam textualmente seu sofrimento. Buscou-se também, a partir da vivência como professor de Literatura compreender como os discentes mostravam-se afetados pelos textos dos autores tentantes ou não de suicídio. Nesse sentido, o trabalho discute A mediação simbólica da linguagem como via principal de diálogo entre o mundo e as experiências pessoais, sejam elas emocionais, cognitivas e técnicas. Estar no mundo e atuar nele implica um posicionamento dentro do campo da linguagem e intencionalmente demarcamos um espaço de expressão de sentimentos, ideias e ações historicamente situadas via dimensão afetiva. Este estudo teórico é resultado da necessidade de compreensão acerca da contribuição que a Literatura, enquanto espaço de linguagem repleto de possiblidades, pode dar à Psicologia no que tange o fenômeno do suicídio. Leva-se em consideração a leitura de trechos de obras de autores que cometeram suicídio, as manifestações deste fato na sua produção e como o leitor seria possível pensar os efeitos da interação do leitor com este tipo de literatura impactando sua subjetividade por meio da leitura. Para atingir os objetivos, a metodologia utilizada foi uma pesquisa de cunho qualitativo desenvolvida a partir de um levantamento bibliográfico, documental e no meio virtual tendo a orientação epistemológica, teórica e caminho metodológico pautado na fenomenologia de Edmund Husserl (1859-1938).
URI: http://hdl.handle.net/123456789/3050
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Psicologia do Campus do Bacanga

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