Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/3059
Título: Estratégias de resolução de conflitos interpessoais entre crianças e adolescentes do ensino fundamental maior
Título(s) alternativo(s): Strategies for resolving interpersonal conflicts between children and adolescents of primary and higher education
Autor(es): SANTOS JÚNIOR, Hermes Luiz de Sousa
Palavras-chave: Habilidades sociais
Conflitos interpessoais
Resolução de conflitos
Social skills
Interpersonal conflicts
Conflict resolution
Data do documento: 21-Dez-2018
Editor: Universidade Federal do Maranhão
Resumo: Os conflitos interpessoais podem variar desde simples discordâncias de opiniões que gerem argumentações entre duas ou mais pessoas a agressões verbais ou físicas entre elas. A reação de cada pessoa diante das situações de conflito vai depender da história de vida individual e do contexto cultural ao qual faz parte. No ambiente escolar, identificar o modo como os conflitos são solucionados entre os alunos pode ser um primeiro passo para elaborar intervenções com a finalidade de prevenir ou reduzir os índices de violência. Frente a isso, o estudo objetivou analisar as Estratégias de Resolução de Conflitos Interpessoais - ERCI utilizadas por crianças e adolescentes entre 11 e 12 anos do Ensino Fundamental Maior, identificando e comparando as ERCI mais utilizadas pelos estudantes do sexo Masculino e Feminino, das zonas Rural e Urbana. A amostra foi composta de 20 alunos do 7º ano de duas escolas públicas na faixa etária entre 11 e 12 anos, matriculadas do Ensino Fundamental Maior. Os participantes responderam ao Children’s Action Tendency Scale (CATS), instrumento que apresenta 10 situações de conflito interpessoal às quais o participante deve escrever qual seria a sua reação diante de cada uma delas. De um total de 200 respostas dadas, 120 foram consideradas válidas por 4 juízes. As estratégias predominantemente identificadas foram as de agressividade (39,2%), submissão (28,3%) e assertividade (19,2%). A análise comparativa entre sexo apontou que as ERCI agressivas são as mais frequentemente utilizadas pelas crianças e adolescentes do sexo Feminino (42,2%) e Masculino (35,7%). Por região, os dados sugerem que as ERCI agressivas são as mais utilizadas na Zona Urbana (63,5%) e as ERCI submissas são as mais frequentes na Zona Rural (38,3%). Por fim, encaminham novos estudos, tais como: investigações acerca da influência das características sociodemográficas das regiões e a influência sobre o desenvolvimento de habilidades de resolução de conflitos nos indivíduos e Programa de intervenção nas escolas-campo.
Descrição: ABSTRACT Interpersonal conflicts can range from simple disagreements of opinion that generate arguments between two or more people to verbal or physical aggressions between them. Each person's reaction to conflict situations will depend on the individual's life history and the cultural context to which is a part. In the school environment, identifying how conflicts are solved among students can be a first step in designing interventions to prevent or reduce rates of violence. The aim of this study was to analyze the Strategies for Resolution of Interpersonal Conflicts (SRIC) used by children and adolescents between 11 and 12 years old from Elementary School, identifying and comparing the SRICs most used by male and female students in rural and urban areas. The sample consisted of 20 students from the 7th grade of two public schools in the age group between 11 and 12 years old, enrolled in Elementary School. Participants responded to the Children’s Action Tendency Scale (CATS), an instrument that presents 10 situations of interpersonal conflict to which the participant must write what would be their reaction to each of them. Out of a total of 200 answers given, 120 were considered valid by 4 judges. The predominantly identified strategies were those of aggressiveness (39.2%), submission (28.3%) and assertiveness (19.2%). The comparative analysis between sex indicated that aggressive SRIC are the most frequently used by Female (42.2%) and Male (35.7%). By region, the data suggest that aggressive SRIC are the most used in the Urban Zone (63.5%) and submissive SRIC are the most frequent in the Rural Area (38.3%). Finally, it suggests new studies, such as: investigations about the influence of the socio-demographic characteristics of the regions and the influence on the development of conflict resolution skills in the individuals and an intervention program in the schools studied.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/3059
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Psicologia do Campus do Bacanga

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