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http://hdl.handle.net/123456789/3060
Título: | Representações sociais da diversidade étnico-racial na educação infantil elaboradas por educadoras |
Título(s) alternativo(s): | Social representations of ethnic-racial diversity in early childhood education developed by educators |
Autor(es): | NUNES, Ilana Dandara Vieira |
Palavras-chave: | Representações sociais Diversidade étnico-racial Educação infantil Psicologia escolar Social representations Ethnic-racial diversity Child education School psychology |
Data do documento: | 4-Dez-2018 |
Editor: | Universidade Federal do Maranhão |
Resumo: | Estudar representações sociais consiste em identificar elementos característicos de um grupo social e códigos culturais que estabelecem regras e norteiam as práticas, inclusive as profissionais. Esta pesquisa pretendeu analisar as representações sociais da diversidade étnico-racial na Educação Infantil elaboradas por educadoras dessa modalidade. Assim, propôs-se investigar a formação básica e continuada das educadoras quanto à diversidade étnico-racial; observar se o contexto escolar apresenta elementos representativos que valorizem a diversidade étnico-racial; analisar a percepção das educadoras acerca de uma educação antirracista para a constituição da subjetividade dos estudantes da educação infantil; e investigar a compreensão das educadoras sobre a atuação do psicólogo escolar frente à diversidade étnico-racial. Metodologicamente, consiste em uma pesquisa de campo, exploratória, descritiva, qualitativa e quantitativa, cujo referencial teórico foi a Teoria das Representações Sociais de Moscovici. O campo de investigação foi uma escola filantrópica da cidade de São Luís - MA, da qual participaram 7 educadoras. Para coleta e análise de dados utilizou-se: roteiro para observação do espaço escolar; estatísticas descritivas, para o questionário biossociodemográfico; e análise lexical, baseada no ALCESTE (Análise Lexical Contextual de um Conjunto de Segmentos de Texto), para a entrevista semi-estruturada. O estudo demonstrou que as representações sociais elaboradas pelas educadoras têm como elementos representacionais: negação da diferença; conhecimento e religião; formação e atuação. Com essa pesquisa espera-se trazer à tona elementos para reflexões acerca da formação e atuação dos profissionais da educação, contribuindo para construção de um ambiente mais equitativo e representativo para os alunos e reforçar a importância da Psicologia Escolar frente à diversidade étnico-racial. |
Descrição: | ABSTRACT Studying social representations consists of identifying characteristic elements of a social group and cultural codes that establish rules and guide professional practices. This research aimed to analyze the social representations of ethnic-racial diversity in Early Childhood Education elaborated by educators of this modality. Thus, it was proposed to analyze the basic and continuing education of educators regarding ethnic-racial diversity; to observe if the school context presents representative elements that value ethnic-racial diversity; to analyze the perception of the educators about an antiracist education for the constitution of the subjectivity of the students of the infantile education; and to investigate the educators' understanding of the performance of the school psychologist in relation to ethnic-racial diversity. Methodologically, it consists of a field research, exploratory, descriptive, qualitative and quantitative, whose theoretical reference was the Theory of Social Representations of Moscovici. The research field was a philanthropic school in the city of São Luís-MA, in which seven educators participated. To collect and analyze data, we used: a road map to observe the school space; descriptive statistics, for thebiosociodemographic questionnaire; and lexical analysis, based on the ALCESTE (Contextual Lexical Analysis of a Set of Text Segments), for the semi-structured interview. The study showed that the social representations elaborated by educators have as representational elements: denial of difference; knowledge and religion; training and acting. With this research it is hoped to bring up elements for reflections about the formation and performance of education professionals, contributing to the construction of a more equitable and representative environment for the students and to reinforce the importance of School Psychology in face of ethnic-racial diversity. |
URI: | http://hdl.handle.net/123456789/3060 |
Aparece nas coleções: | TCCs de Graduação em Psicologia do Campus do Bacanga |
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