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http://hdl.handle.net/123456789/3071
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | SOUSA, Luis Gustavo Sodré | - |
dc.date.accessioned | 2019-04-30T19:09:27Z | - |
dc.date.available | 2019-04-30T19:09:27Z | - |
dc.date.issued | 2018-12-03 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/123456789/3071 | - |
dc.description | ABSTRACT Despite the easiness and normalization of the use of coercion in family discipline, this practice may generate harmful consequences to the development of the child in the long run. Thus, alternatives more effective and efficient have been developed to discipline children through interventions with the parents. This study aimed to carry out a bibliographic survey of the publications produced in Brazil about the Orientation and Training of Parents based on The Behavior Analysis. Data collection was done from January to May 2018 through two documentary sources: a) indexed journals located in the databases Lilacs, Scielo and Google Academic; and in b) book chapters from the series "Sobre Comportamento e Cognição” (SCeC - About Behavior and Cognition). In the search the following descriptors were used: (a) "problemas de comportamento" AND "orientação de pais"; (b) " problemas de comportamento" AND "treinamento parental"; (c) "problemas de comportamento" AND “práticas educativas parentais”; (d) “problemas de comportamento” AND “estilos parentais”. In order to select the articles, the following inclusion criteria were used: publications from January 2007 to December 2017; written in portuguese; and should have one of the descriptors in the title. For the search in book’s chapters were included all the publications of the series SCeC from 1997 to 2011 that presented one of the descriptors in the title. This search selected 14 studies for analysis, being the majority of the publications by Bolsoni-Silva et al (2008, 2012, 2017). The instruments more used to evaluate the repertoires of the parents and the effectiveness of the programs were: the Child Behavior Checklist (CBCL) (5), the Parenting Styles Inventory (IEP) (4), and the Parent- HSE-P (4). All the studies presented sessions organized in themes that approached: (1) principles of the Analysis of Behavior; (2) Parental Educational Practices and (3) Social Skills, with the purpose of teaching parents to discriminate their behavior and children, allowing them to act on family relationships. The Programs analyzed indicate favorable results for the acquisition of new behaviors and social skills of the participants, but with limitations due to the frequent withdrawal of the participating members. For the discussion of the present research, the limitations found refer to the two surveys that did not present major alterations between pre-test and post-test data. Moreover, the absence of more data in several of the selected research makes its analysis and future replications and implementations difficult, as well as the reduced number of publications of the theme from a behavioral perspective. Thus, there is a need for more detailed and focused publications on the implementation of these interventions in other contexts, as well as the role of Behavior Analysis in the development of new Parent Training Programs. | pt_BR |
dc.description.abstract | Apesar da facilidade e naturalização do uso de coerção na disciplina familiar, esta prática pode gerar consequências prejudiciais ao desenvolvimento infantil à longo prazo. Assim, foram desenvolvidas alternativas mais eficazes e eficientes para disciplinar os filhos por meio de intervenções com os pais. Esta pesquisa teve como objetivo geral realizar um levantamento bibliográfico das publicações nacionais sobre Orientação e Treinamento de Pais com base na Análise do Comportamento. A coleta de dados foi realizada no período de janeiro à maio de 2018 por meio de duas fontes documentais: a) periódicos indexados nos portais Lilacs, Scielo e Google Acadêmico; e b) capítulos de livros da Coleção “Sobre Comportamento e Cognição”. Na busca do material para análise foram utilizados os seguintes descritores: (a) “problemas de comportamento” AND “orientação de pais”; (b) “problemas de comportamento” AND “treinamento de pais”; (c) “problemas de comportamento” AND “práticas educativas parentais”; (d) “problemas de comportamento” AND “estilos parentais”. Para seleção dos artigos utilizou-se como critérios de inclusão: publicações do período de janeiro de 2007 à dezembro de 2017, escritas na língua portuguesa e que apresentava um dos descritores no título. Para os capítulos do livros foram incluídos todas as publicações da coleção SCeC de 1997 à 2011 que apresentassem um dos descritores no título. Os resultados apontaram a seleção de 14 estudos para análise, sendo a maioria das publicações de autoria de Bolsoni-Silva et al (2008, 2012, 2017). Quanto aos instrumentos utilizados para avaliação dos repertórios e da eficácia dos Programas identificou-se: o Child Behavior Checklist – CBCL (5), o Inventário de Estilos Parentais – IEP (4), e Roteiro de Entrevista de Habilidades Sociais Educativas Parentais - RE-HSE-P (4). Todos os estudos apresentavam sessões organizadas em temas que abordavam: (1) princípios da Análise do Comportamento; (2) Práticas Educativas Parentais e (3) Habilidades Sociais, com o objetivo de ensinar os pais a discriminarem os seus comportamentos e dos filhos, permitindo-os agir sobre as relações familiares. Os Programas analisados indicam resultados favoráveis à aquisição de novos comportamentos e habilidades sociais dos participantes, porém com limitações devido o fato das desistências frequentes dos membros participantes. Para o debate da presente pesquisa as limitações encontradas se referem às duas pesquisas que não apresentaram grandes alterações entre os dados de pré-teste e pós-teste. Além disso a ausência de mais dados em várias das pesquisas selecionadas dificulta sua análise e futuras replicações e implementações, além da quantidade reduzida de publicações do tema por uma perspectiva comportamental. Assim, indica-se a necessidade de publicações mais detalhadas e focadas na implementação destas intervenções em outros contextos, assim como o papel da Análise do Comportamento no desenvolvimento de novos Programas de Treinamento de Habilidades para Pais. | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Maranhão | pt_BR |
dc.subject | Treinamento de pais | pt_BR |
dc.subject | Análise do comportamento | pt_BR |
dc.subject | Problemas de comportamento | pt_BR |
dc.subject | Parent training | pt_BR |
dc.subject | Behavior analysis | pt_BR |
dc.subject | Behavior problems | pt_BR |
dc.title | Levantamento bibliográfico de estudos sobre treinamentos de pais: contribuições da análise do comportamento para uma educação não coercitiva | pt_BR |
dc.title.alternative | Bibliographical survey of studies on parent training: contributions from behavior analysis to non-coercive education | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCCs de Graduação em Psicologia do Campus do Bacanga |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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