Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/3074
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSOUSA, Luiza Mariana de-
dc.date.accessioned2019-04-30T19:59:02Z-
dc.date.available2019-04-30T19:59:02Z-
dc.date.issued2018-12-18-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/3074-
dc.descriptionABSTRACT Faced with a society that overvalues labor and devalues its absence, it is possible to think about how the retirement process can generate reorganizations in workers' lives. Despite the changes that have been taking place about the social imaginaries related to retirement, they are still linked to the idea of retired old age, unproductiveness and uselessness. The possibility of occupying this place of non-work entails intense restructurings in the life of the subjects.The research proposes to analyze the repercussions of the retirement process on the subjectivity of the teachers of a School of Application and its specific objectives is to investigate the meaning of work and retirement, to identify the aspects related to the choice to remain in the world of work and to identify the experiences of pleasure and suffering in the face of the proximity of work to those surveyed. It has as a theoretical-methodological basis the conceptual approach of the Psychodynamics of Work, appropriating the contributions of the Socio-Historical Approach based on the reference of Historical-Dialectical Materialism, considering the historicity of the subjects that are marked by the culture, being modified and modifiers of their social reality. This is a qualitative research that had as a data collection instrument a semi-structured interview. Four interviews were conducted with teachers from the School of Application researched who already have acquired rights to retirement, but continue to work. The reference used for the data analysis was the Critical Discourse Analysis (ACD) theorized by Fairclough. Three aspects related to work in the discourse of the participants were more effectively present: what work represents in the lives of these people, the experiences of pleasure and suffering listed by them and the dilemmas faced by the proximity of work away from work. These data corroborate with the theoretical discussions raised with the present study about the centrality of contemporary work and consequently the existence of subjective repercussions caused by the approximation of retirement, since it can represent ideas of unproductiveness, uselessness and even the loss of identity of these individuals. The research is characterized by the need for a greater discussion about the theme and implementations of retirement preparation programs, offering support to workers to confront this process. In addition, we also discuss the proposal of an education for work, which sets forth reflections about the relationship that contemporary subjects establish with working life.pt_BR
dc.description.abstractDiante de uma sociedade que supervaloriza o trabalho e desvaloriza a ausência deste, é possível pensar em como o processo de aposentadoria pode gerar reorganizações na vida dos trabalhadores. Apesar das mudanças que vêm ocorrendo acerca dos imaginários sociais relacionados à aposentadoria, ainda estão vinculadas à ideia de aposentado a velhice, a improdutividade. A possibilidade de ocupar esse lugar de não-trabalho acarreta reestruturações intensas na vida dos sujeitos. A pesquisa propõe analisar as repercussões do processo de aposentadoria na subjetividade de docentes de uma Escola de Aplicação e tem como objetivos específicos investigar o sentido do trabalho e da aposentadoria, identificar os aspectos relacionados à escolha em permanecer no mundo do trabalho e identificar as vivências de prazer e sofrimento diante da proximidade de afastamento do trabalho para os pesquisados. Possui como base teórico-metodológica a abordagem conceitual da Psicodinâmica do Trabalho, apropriando-se de contribuições da Abordagem Sócio-Histórica com base no referencial do Materialismo Histórico-Dialético, considerando a historicidade dos sujeitos que são marcados pela cultura, sendo modificados e modificadores de sua realidade social. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que teve como instrumento de coleta de dados uma entrevista semiestruturada. Foram realizadas quatro entrevistas com docentes da Escola de Aplicação pesquisada que já possuem direito adquirido para a aposentadoria, mas continuam trabalhando. O referencial utilizado para a análise de dados foi a Análise Crítica do Discurso (ACD) teorizada por Fairclough. Compareceram com maior efetividade três aspectos relacionados ao trabalho no discurso dos participantes: o que o trabalho representa na vida dessas pessoas, as vivências de prazer e sofrimento elencadas por ele e os dilemas enfrentados diante da proximidade de afastamento do trabalho. Tais dados corroboram com as discussões teóricas levantadas com o presente estudo acerca da centralidade do trabalho na contemporaneidade e consequentemente a existência de repercussões subjetivas causadas pela aproximação da aposentadoria, visto que a mesma pode representar ideia de improdutividade e até mesmo a perda da identidade desses indivíduos. Pontua-se na pesquisa a necessidade de uma maior discussão sobre o tema e implementações de programas de preparação para a aposentadoria, oferecendo suporte aos trabalhadores para o enfrentamento desse processo. Para além disso, discute-se também a proposta de uma educação para o trabalho, que paute reflexões acerca da relação que os sujeitos contemporâneos estabelecem com a vida laboral.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopt_BR
dc.subjectPsicologia do trabalhopt_BR
dc.subjectAposentadoriapt_BR
dc.subjectTrabalho docentept_BR
dc.subjectSubjetividadept_BR
dc.subjectWork psychologypt_BR
dc.subjectRetirementpt_BR
dc.subjectTeaching workpt_BR
dc.subjectSubjectivitypt_BR
dc.titleAposentadoria e trabalho docente: um estudo sobre a subjetividade de professores de uma escola de aplicação com direito adquirido para a aposentadoriapt_BR
dc.title.alternativeRetirement and teacher work: a study on the subjectivity of teachers from an application school with acquired right to retirementpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Psicologia do Campus do Bacanga

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LUIZA-SOUSA.pdfTrabalho de Conclusão de Curso513,37 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.