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dc.contributor.authorCARVALHO, Talita Cristina Raiol-
dc.date.accessioned2019-05-02T14:45:13Z-
dc.date.available2019-05-02T14:45:13Z-
dc.date.issued2018-12-03-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/3080-
dc.descriptionABSTRACT The present study aimed to reveal the current educational scenario of the city of Rosário-Maranhão regarding the process of inclusion of students with disabilities in public secondary schools from the perspective of Teaching Chemistry. This research resulted in a panorama of questions regarding the number of schools that have students with disabilities effectively enrolled, the accessibility conditions of the schools field of research, the types of deficiencies and the profile of the teachers and students who constituted themselves as research subjects. The results showed that the process of inclusion of people with disabilities in the school environment is at an embryonic stage, that is, it occurs in a timid way, and it is noticeable, in short, that traditional education, which advocates learning in the same way and at the same time to all, is present in most of the classes taught by the teachers and little or no training in the area of special education is one of the major obstacles to school inclusion in fact.pt_BR
dc.description.abstractO presente estudo objetivou revelar o atual cenário educacional da cidade de Rosário- Maranhão no que tange o processo de inclusão de alunos com deficiências nas escolas públicas de nível médio na perspectiva do Ensino de Química. Desta pesquisa, resultou um panorama de questões referentes ao quantitativo de escolas que possuem alunos com deficiências efetivamente matriculados, as condições de acessibilidade das escolas campo de pesquisa, os tipos de deficiências e o perfil dos docentes e alunos que constituíram-se como sujeitos da investigação. Os resultados trouxeram a tona que o processo de inclusão de pessoas com deficiência no ambiente escolar encontra-se em fase embrionária, ou seja, ocorre de forma tímida, sendo perceptível, em suma, que o ensino tradicional, que preconiza uma aprendizagem do mesmo modo e ao mesmo tempo a todos, se faz presente na maioria das aulas ministradas pelos docentes e a pouca ou nenhuma formação na área da educação especial se mostra como um dos grandes entraves para que a inclusão escolar de fato aconteça.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopt_BR
dc.subjectAlunos com deficiênciaspt_BR
dc.subjectEnsino de Químicapt_BR
dc.subjectInclusão escolarpt_BR
dc.subjectStudents with disabilitiespt_BR
dc.subjectChemistry teachingpt_BR
dc.subjectSchool inclusionpt_BR
dc.titleEnsino de Química na perspectiva inclusiva: cenário educacional da cidade de Rosário-MApt_BR
dc.title.alternativeTeaching Chemistry in an inclusive perspective: educational scenario of the city of Rosario-MApt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Química (Licenciatura) do Campus do Bacanga

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