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http://hdl.handle.net/123456789/3081
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Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | AIRES, Suzi Morais | - |
dc.date.accessioned | 2019-05-02T15:53:11Z | - |
dc.date.available | 2019-05-02T15:53:11Z | - |
dc.date.issued | 2018-12-18 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/123456789/3081 | - |
dc.description | ABSTRACT During high school the discipline of chemistry is seen by most students with indifference, mostly because they can't find any relation of content studied with reality of everyday life, which often ends up creating a learning experience based only on memorization, calcs and concepts without a deep involvement. To change this reality, there must be a continuous work between teachers and school board in which everyone should work in unity, to promote ways for students to develop satisfactorily. The purpose of the school is not only to convey knowledge, but to form citizens capable of critically thinking and integrating the knowledge learned in the classroom in everyday life in society. One of the tools that can help in this transformation is the use of alternative methodologies in the teaching of chemistry, in which we use techniques that motivate students and bring to classes a more contextualized and interdisciplinary approach. This work sets out to examine how the use of methodologies influence the learning process. For this, through the PIBID and through the project "Solutions and chemical kinetics", questionnaires, group activities, theoretical classes, practical classes, seminars and reports were applied. Through the questionnaires, it was verified that 93% of respondents have some type of difficulty in chemistry and more than 16% never attended the laboratory during high school. Based on these data, strategies were set up to intervene in this reality and generate more dynamic and participative classes. At the end of the research, it was perceived that the methodological resources used aroused in the students the interest, the willingness to participate, the development of critical thinking and a more panoramic view of what is chemistry and how it can be applied in everyday life in Society as well. Thus, the present study achieved the proposed objectives, since it contributed positively to the learning process and managed to teach the contents through alternative methodologies. | pt_BR |
dc.description.abstract | Durante o ensino médio a disciplina de Química é vista pela maioria dos alunos com indiferença, uma vez que eles não encontram nenhuma relação dos conteúdos estudados com a realidade vivida, o que muitas vezes acaba gerando apenas um estudo com memorização de fórmulas, cálculos e conceitos. Para mudar essa realidade, deve haver um trabalho contínuo entre professores e grupo escolar, no qual todos devem trabalhar em união, a fim de se promover meios para que os alunos desenvolvam-se de maneira satisfatória. A escola tem a finalidade não apenas de transmitir conhecimento, mas de formar cidadãos capazes de terem o pensamento crítico, de maneira que se consiga integrar os conhecimentos aprendidos no ambiente escolar com a vida em sociedade. Uma das ferramentas que pode auxiliar nessa transformação é o uso de metodologias alternativas para o ensino da Química, por meio do uso de técnicas que motivem os alunos e integrem às aulas um caráter mais contextualizado e interdisciplinar. Este trabalho propõe analisar como o uso dos recursos metodológicos influencia no processo de aprendizagem do aluno. Para isso, através do PIBID e do projeto “soluções e cinética química”, fez-se a aplicação de questionários, atividades em grupo, aulas teóricas, aulas práticas, seminários e relatórios. Por meio dos questionários, foi verificado que 93% dos entrevistados têm algum tipo de dificuldade em Química e mais de 16% nunca frequentaram o laboratório durante o ensino médio. Baseado nesses dados, montou-se estratégias com a finalidade de intervir nessa realidade, para gerar aulas mais dinâmicas e participativas. Ao final da pesquisa, percebeu-se que os recursos metodológicos utilizados despertaram no aluno o interesse, a participação, o pensamento crítico e uma visão mais panorâmica do que é a Química e onde ela é aplicada na sociedade. Desse modo, o presente trabalho alcançou os objetivos propostos, visto que se contribuiu positivamente para o processo de aprendizagem dos alunos e conseguiu-se discorrer acerca dos conteúdos, ensinando os discentes por meio de metodologias alternativas. | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Maranhão | pt_BR |
dc.subject | Ensino de química | pt_BR |
dc.subject | PIBID | pt_BR |
dc.subject | Metodologia alternativa | pt_BR |
dc.subject | Aula prática | pt_BR |
dc.subject | Chemistry teaching | pt_BR |
dc.subject | PIBID | pt_BR |
dc.subject | Alternative methodology | pt_BR |
dc.subject | Practical classes | pt_BR |
dc.title | PIBID: a influência na aprendizagem dos alunos de ensino médio quando se integra metodologias alternativas para o ensino da química | pt_BR |
dc.title.alternative | PIBID: the influence on learning of high school students when integrating alternative methodologies for teaching chemistry | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCCs de Graduação em Química (Licenciatura) do Campus do Bacanga |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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SuziMoraisAires.pdf | Trabalho de Conclusão e Curso | 883,5 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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