Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/3083
Título: O ensino de química na percepção dos alunos do 3º ano vespertino do ensino médio do colégio universitário COLUN: algumas reflexões
Título(s) alternativo(s): The teaching of chemistry in the perception of the students of the third year of high school at colun COLUN: some reflections
Autor(es): LIMA, Maria Jéssica Paixão
Palavras-chave: Ensino de Química
Ensino médio
Atividade experimental
Teaching Chemistry
High School
Experimental activity
Data do documento: 12-Dez-2018
Editor: Universidade Federal do Maranhão
Resumo: Este trabalho pauta-se no estudo relacionado às dificuldades dos alunos do 3º ano do Ensino Médio em compreender os conteúdos da disciplina química. Este trabalho teve como objetivo discutir algumas concepções que os estudantes desse nível de escolaridade têm sobre a química e a didática do seu professor. Para essa discussão, foram analisadas as respostas dadas por 128 estudantes de 04 (quatro) turmas do 3º ano do turno vespertino do ensino médio do Colégio Universitário no município de São Luís/MA a um questionário composto de 09 (nove) perguntas. Os resultados mostraram que um dos fatores que mais contribuem para um ensino não satisfatório está centralizado na falta de despertar no educando o interesse em aprender química de forma efetiva, assim relacionando as atividades experimentais com as aulas teóricas. De tal modo, o professor/mediador sendo como principal agente articulador do processo de ensino e aprendizagem, deve ser capaz de criar mecanismos apropriados para tornar esse processo livre de obstáculos e impedir o fracasso do seu trabalho.
Descrição: ABSTRACT This work is based on the study related to the difficulties of the students of the 3rd year of High School in understanding the contents of the chemical discipline. This work had as objective to discuss some conceptions that the students of this level of schooling have on the chemistry and didactics of its teacher. For this discussion, the answers given by 128 students from 04 (four) classes of the 3rd year of the high school afternoon shift of the Colégio Universitário in the city of São Luís/MA were analyzed by a questionnaire composed of 9 (nine) questions. The results showed that one of the factors that most contribute to an unsatisfactory teaching is centered in the lack of awakening in the student the interest in learning chemistry in an effective way, thus relating the experimental activities to the theoretical classes. Thus, the teacher / mediator being the main articulating agent of the teaching and learning process, must be able to create appropriate mechanisms to make this process free of obstacles and prevent the failure of their work.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/3083
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Química (Licenciatura) do Campus do Bacanga

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MARIAJÉSSICAPAIXÃOLIMA.pdfTrabalho de Conclusão e Curso471,2 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.