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Título: Inserção no ensino superior: concepções de discentes de uma escola pública federal em São Luís - MA
Título(s) alternativo(s): Insertion in higher education: conceptions of students of a federal public school in São Luís - MA
Autor(es): LIMA, Maiara Pereira
Palavras-chave: Ensino médio
Escola de aplicação
Ensino superior
Psicologia escolar
High school
Application school
Higher education
Scholar psychology
Data do documento: 18-Dez-2018
Editor: Universidade Federal do Maranhão
Resumo: O Ensino Médio (EM) é a etapa final da Educação Básica, sendo este o período no qual os estudantes geralmente fazem escolhas relacionadas à profissão ou ocupação que exercerão na sociedade. Neste processo decisório estão envolvidos aspectos históricos, econômicos, psicossociais e educacionais que circunscrevem as suas vidas, principalmente, a influência da família e da escola. O interesse por essa pesquisa surgiu, especialmente, porque cursei o EM em um Colégio de Aplicação (CAP), pela qualidade do ensino e pela proximidade geográfica com a universidade. O objetivo deste estudo foi analisar as concepções de alunos do EM sobre a trajetória de ensino e de aprendizagem que a escola realiza para o ingresso de seus discentes na Educação Superior. Realizou-se uma pesquisa de campo em um CAP em São Luís - MA, com caráter qualitativo e quantitativo, cuja amostra foi composta por 18 (dezoito) alunos do 3° ano do EM Regular, de ambos os sexos, pertencentes à faixa etária de 18 a 20 anos. Os instrumentos e técnicas utilizados para a coleta de dados, foram: Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, Questionário Socioeconômico e Roteiro de Entrevista. Os procedimentos éticos nortearam-se pelo (a): 1) Resolução n° 510/2016 do Conselho Nacional de Saúde/Comissão Nacional de Ética e Pesquisa (CNS/CONEP); e 2) Código de Ética Profissional do Psicólogo. O estudo dos dados foi realizado à luz do método dialético e seguiu duas categorias de análise: 1) Concepções de alunos sobre as atividades de ensino e de aprendizagem do CAP; e 2) Expectativas e escolhas profissionais dos alunos do CAP. Dentre outros resultados, tem-se que os participantes da pesquisa: perceberam direcionamentos da escola para inserção no ensino superior – evidenciado pela carga horária extensa e pelas atividades desenvolvidas; e quanto ao vínculo com a Universidade e localização geográfica da escola, afirmaram que o CAP tem muita influência da Universidade – isso é um diferencial e tende a instigá-los no desejo de inserção no ensino superior.
Descrição: ABSTRACT High School (HS) is the final stage of Basic Education, a period in which students make decisions related to the profession or occupation they will exert in society. In this decision-making process, there is the involvement of historical, economic, psychosocial and educational aspects that circumscribe their lives, especially the influence of family and school. The interest in this research has risen especially because I have attended HS at a Colégio de Aplicação (Application School, CAP), due to the quality of education and geographical approximation to the university. This study aimed to analyze the conception of HS students on the trajectory of teaching and learning that the school performs for the admission of its students in Higher Education Institutions. We conducted our field research at a CAP in São Luís, Maranhão, with a qualitative and quantitative character, with samples constituted by 18 (eighteen) students from the senior year of regular HS, from both sexes, with ages varying from 18 to 20 years. The tools and techniques used for data collection were a Free and Informed Consent Form, Socioeconomic Questionnaire and an Interview Script. Our ethical proceedings were based on (a): 1) Resolution nº 510/2016 of the Conselho Nacional de Saúde/Comissão Nacional de Ética e Pesquisa (CNS/CONEP); and 2) Code of Professional Ethics of the Psychologist. Data analysis was carried out in the light of the dialectical method and followed two categories: 1) Conceptions of students about the teaching and learning activities of the CAP; and 2) Expectations and professional choices of CAP students. Among our results, we found that the participants of this research: perceived guidance from the school for insertion in higher education – as evidenced by their extensive workload and the activities developed; and regarding the link with the University and the geographic location of the school, they affirmed that the CAP receives much influence from the University – this is a differential and tends to instigate in them the desire to be inserted in higher education.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/3084
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Psicologia do Campus do Bacanga

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