Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/3086
Título: Efeitos de um programa de Mindfulness a estudantes do ensino médio com ansiedade
Título(s) alternativo(s): Effects of a Mindfulness Program on High School Students with Anxiety
Autor(es): SILVA, Marcos Conceição da
Palavras-chave: Mindfulness
Ansiedade
Psicologia escolar
Meditação
Mindfulness
Anxiety
School psychology
Meditation
Data do documento: 31-Ago-2018
Editor: Universidade Federal do Maranhão
Resumo: No Brasil, conforme dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), a prevalência de quadros de ansiedade é de 18 657 943 casos, o que equivale a 9,3% da população, sendo a maior do mundo. No contexto escolar, os alunos enfrentam vários estressores que podem favorecer o desenvolvimento de quadros ansiosos, como excesso de tarefas, a pressão por escolher uma carreira, conflitos com colegas e professores, apresentação de trabalhos, dificuldades em assimilar conteúdos. Mindfulness pode ser compreendida como uma consciência que emerge pelo prestar atenção com propósito, no momento presente e sem julgamentos, às experiências que ocorrem momento a momento. O desenvolvimento de habilidades Mindfulness pode ser um importante recurso para promover aos estudantes uma forma diferente de lidar com a ansiedade, podendo reduzir seus níveis. A presente pesquisa buscou verificar os efeitos de um programa de treinamento em Mindfulness sobre respostas de ansiedade em 10 estudantes do ensino médio de uma escola maranhense, sendo quatro no grupo experimental e seis no grupo controle, com avaliações pré-teste e pós-teste. Para as avaliações utilizou-se do Inventário de ansiedade de Beck (BAI), da Escala de Atenção e Consciência Plena (MAAS-BR) e um questionário sociodemográfico para caracterizar a amostra. O programa contou com seis encontros de aproximadamente 1h cada ao decorrer de cinco semanas e exercícios de 10 a 20min fora da sessão. Nos resultados, embora não tenha sido possível encontrar significâncias estatísticas nas análises quantitativas realizadas, foi possível encontrar uma diferença dos escores pré-teste e pós-teste do BAI de 31% no grupo experimental, enquanto não houve alterações nos escores do grupo controle. Os dados qualitativos sugerem que os participantes desenvolveram habilidades Mindfulness como aceitação, concentração, capacidade de prestar atenção ao corpo e à respiração, maior capacidade em lidar com pensamentos, situações de estresse e ansiedade. Entende-se que programas de Mindfulness como intervenção e/ou prevenção educativa nas escolas, ou mesmo a inclusão de exercícios, podem capacitar os jovens a desenvolver a habilidade de discriminar suas sensações, sentimentos, pensamentos e respondê-los de forma menos nociva.
Descrição: ABSTRACT According to data from the World Health Organization (WHO), in Brazil, prevalence of anxiety disorders is over 18 million cases, which is equivalent to 9.3% of the population, the world largest percentage. Students face several stressors which can favor the development of anxiety disorders in school context, such as excessive tasks, pressure to choose a career, conflicts with colleagues and teachers, presentation of seminars, difficulties in assimilating content. Mindfulness can be understood as a conscience which emerges by paying attention with purpose, in the present moment, without judgments, to the experiences that occur moment by moment. Mindfulness skills development can be an important resource for promoting students a different way of dealing with anxiety and can reduce their levels. This study sought to verify the effects of a Mindfulness training program on anxiety responses in 10 high school students from Maranhão, four composing the experimental group and six composing the control group, with pre-test and post-test evaluations. Were used the Beck Anxiety Inventory (BAI) and Mindful Attention Awareness Scale (MAAS-BR) in evaluations and was used too a sociodemographic questionnaire to characterize the sample. There were six sessions of approximately 1 hour each over the course of five weeks and exercises 10 to 20 minutes out of session. The results showed, although it was not possible to find statistical significance in the quantitative analyzes, it was possible to find a difference of the pre-test and post-test of BAI scores of 31% in experimental group, while there were no changes in scores of control group. Qualitative data suggest participants developed Mindfulness skills such as acceptance, concentration, ability to pay attention to the body and breathing, greater ability to deal with thoughts, stress and anxiety. Highlight Mindfulness programs such as intervention and educational prevention in schools, or even the inclusion of exercises, can empower young people to develop abilities to discriminate their own body sensations, feelings, thoughts and respond to them in a harmless way.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/3086
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Psicologia do Campus do Bacanga

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